Quem imagina que a preocupação com a imagem é sinônimo de vaidade, engana-se. Para se ter uma ideia, hoje um profissional que vislumbre ascensão na carreira deve ter atenção redobrada para a marca que ele transmite de si para o mercado de trabalho. Ou seja, deposita parte do seu investimento para o chamado marketing pessoal que poderá projetá-lo diante das empresas, diante dos seus pares e lhe assegurar boas oportunidades de negócio e de desenvolvimento.
Para Eugênio Sales Queiroz, consultor, especialista no assunto e autor do livro "Dicas para um Marketing Pessoal Eficiente", Editora Qualitymark, hoje não basta ser um excelente profissional. "O mercado precisa conhecer o talento e somente através de um plano de marketing pessoal eficiente o profissional moderno pode conseguir mais espaço no mercado de trabalho", assinala. Em entrevista concedida ao RH.com.br, o consultor apresenta pontos que valorizam o marketing pessoal, bem como os fatores que "mancham" a imagem da pessoa no mercado.
Eugênio Sales Queiroz é um dos palestrantes da 3ª Jornada Virtual de Liderança - evento promovido pelo RH.com.br, no período de 09 a 24 de outubro de 2014. Na oportunidade, ele apresentará a palestra em vídeo "Como ser um líder inspirador". Boa leitura e aproveite a oportunidade para analisar que imagem você transmite para o mercado e quais as consequências de suas ações junto ao mercado de trabalho. Até breve!
RH.com.br - Observamos profissionais preocupados com a marca que transmitem ao mercado. Que fatores contribuem, para que o marketing pessoal ganhe cada vez mais ênfase?
Eugênio Sales Queiroz - Costumo sempre afirmar que não basta ser um excelente profissional, mas que o mercado precisa saber disso e somente através de um plano de marketing pessoal eficiente é que o profissional moderno pode conseguir mais espaço no mercado de trabalho. Investir em um marketing pessoal bem feito significa trabalhar a sua imagem de uma forma profissional, ética e com moderação. Caso contrário, o marketing que seria para divulgar uma imagem positiva acaba "manchando" todo aquele profissional que faz uma autopropaganda negativa de si mesmo.
RH - O sucesso profissional está diretamente relacionado ao marketing pessoal?
Eugênio Sales Queiroz - De certa forma sim. Isso ocorre, pois no mundo globalizado muitos talentos não conseguem se destacar na multidão simplesmente porque não sabem ou mesmo não querem usar da poderosa ferramenta do marketing pessoal para conseguir mais sucesso na própria carreira. É aquela velha máxima - quem não aparece, não é lembrado. E isso, na prática, quer dizer: quem não se divulga, será esquecido.
RH - Em que momento da carreira, o profissional deve trabalhar o marketing pessoal?
Eugênio Sales Queiroz - Sempre que sentir a necessidade que o seu "valor" de mercado seja cada vez mais valorizado, seja o profissional que trabalha por conta própria ou aquele que presta serviço para empresas. A prática do marketing pessoal deve ser uma constante e não apenas quando o profissional deseja "aparecer" para expandir seus contatos. Marketing pessoal é algo muito sério e precisa ser tratado com muito zelo e atenção aos detalhes, pois qualquer passo em falso pode ser desastroso tanto para sua imagem pessoal quanto profissional.
RH - Qual o passo inicial a ser dado, quando se decide trabalhar a própria imagem junto ao mercado?
Eugênio Sales Queiroz - O primeiro saber o que se quer da vida profissional. Segundo: a pessoa precisa saber exatamente qual o público-alvo que pretende atingir e depois elaborar um plano de marketing, seguindo as dicas que, por exemplo, cito no meu novo livro 60 Dicas para um Marketing Pessoal Eficiente, lançado este ano pela Qualitymark Editora. Nesta obra o leitor vai encontrar o passo a passo de um marketing pessoal eficiente e que pode gerar o diferencial que ele tanto deseja.
RH - Que pontos são considerados essenciais e que devem ser trabalhados, para quem deseja passar uma boa imagem profissional?
Eugênio Sales Queiroz - Essa questão vai desde a roupa que se veste até à disciplina do indivíduo, sem esquecer de que é fundamental ser um profissional ético, dinâmico, ousado, determinado, que saiba tratar as pessoas do seu convívio tomando sempre a atitude de colaborar com as pessoas. Na elaboração do plano de marketing pessoal o profissional moderno precisa também trabalhar sua comunicação, pois estamos em plena Era da Comunicação Assertiva, o que na prática significa falar com segurança, diplomacia, bom senso e simpatia.
RH - Quais os agentes que geralmente prejudicam a imagem de um profissional diante do mercado?
Eugênio Sales Queiroz - Um das faltas mais graves que considero na prática do marketing pessoal é ser o que não se é de verdade. Explico melhor. Muitas vezes, vemos profissionais em início de carreira prometendo demais e depois não assumem suas responsabilidades como deveriam e isso é encarado como falta de ética, o que acarretará em propaganda enganosa, pois muitos profissionais para não perder um emprego ou mesmo uma oportunidade de trabalho prometem coisas que sabem que não vai cumprir e se "queimam" no seu ramo de atuação. Outra falha grave é falar mais do que ouvir, sabe aquela pessoa que você encontra em um evento social e logo que se apresenta, começa a dizer o que faz, como vive o que gosta e o que não gosta de fazer e que na sua área ele é o "cara". Pois é, essa é uma péssima maneira de se apresentar as pessoas com a prática do marketing pessoal. Ninguém gosta de conviver e realizar negócios com profissionais que se idolatram.
RH - Quais são as principais competências comportamentais que valorizam o marketing pessoal?
Eugênio Sales Queiroz - Na pesquisa que realizei para esse livro conversando com profissionais liberais, educadores, empresários, profissionais de Recursos Humanos, médicos, advogados, entre outros, observei que para ser reconhecido em um mercado altamente competitivo o profissional da atualidade precisa ser um curioso na sua área de atuação, ser um desbravador de novos mares. Isso, na prática, significa procurar sempre novas maneiras de exercer sua profissão com mais qualidade. Outra característica importante a ser destacar é procurar fazer o que muitos não querem fazer, ou seja, ser proativo e fazer o que se precisa ser feito sem temer ao inusitado, pois para fazer sucesso nos dias de hoje é preciso ter coragem para ousar.
RH - O uso das redes sociais impactou expressivamente na forma de se disseminar o marketing pessoal?
Eugênio Sales Queiroz - Com toda certeza. Acredito que no plano de marketing pessoal é preciso incluir as redes sociais com destaque para o LinkedIn e o Facebook, pois através dessas e de outras importantes redes sociais o profissional pode se tornar mais conhecido e o seu trabalho ser mais reconhecido. As redes sociais também são fontes de contato permanentes para quem deseja ter sempre "por perto" com quem contar no seu dia a dia profissional. Também é uma maneira de interagir com outras profissionais tanto da mesma área de atuação, bem como profissionais de outras áreas o que certamente agregará diferencial ao crescimento profissional.
RH - E quando o profissional "queima o filme" no mercado, existe volta?
Eugênio Sales Queiroz - Acredito que existe volta sim, mas o mesmo precisará prestar muita atenção nos seus próximos passos, pois construímos uma imagem profissional ao longo dos anos e basta apenas um vacilo para colocar tudo a perder. Porém, para "limpar" a imagem profissional, esse profissional terá que ter cuidados redobrados e elaborar um plano de marketing pessoal de uma forma mais cuidadosa, sem muita exposição até que sua nova "imagem" seja novamente aceita por outros profissionais. É bom lembrar que, caso ocorra um novo "descuido" será muito difícil que esse profissional consiga novas chances no mercado de trabalho que rejeita ferozmente qualquer profissional que não honra seus compromissos e que não possui ética em seus contatos diários.
RH - Uma vez que a imagem do profissional é comprometida, como reverter essa situação?
Eugênio Sales Queiroz - Nesse momento é preciso fazer uma autoavaliação e identificar porque sua imagem profissional foi arranhada. Depois de uma análise séria, deve-se começar a rever pontos importantes que precisam ser melhorados. É importante também não baixar a cabeça e achar que está tudo perdido, afinal a vida dá voltas e sempre há novas maneiras para se conseguir alcançar o sucesso com respeito, diplomacia, ética, comprometimento, proatividade e tudo isso pode ser aprimorado com o tempo. E como diz o amigo Raúl Candeloro, em um comentário que fez para o meu livro 60 Dicas para um Marketing Pessoal Eficiente - um manual essencial para quem quer destacar-se nos seus relacionamentos pessoais e profissionais. Ele afirma que: "Num mundo cada vez mais conectado, ter a essência do sucesso - e saber fazer brilhar essa essência - é fundamental".
fonte:rh.com.br
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