segunda-feira, 22 de junho de 2015

Os 07 pecados no Atendimento





Luana Linhares (*)

O bom atendimento ao cliente vem sendo uma das maiores preocupações das empresas nos últimos tempos, e esse motivo é muito simples de entender, o cliente é a razão da empresa manter-se no mercado. Não por acaso as empresas vêm procurando contratar profissionais qualificados e atentos a essa questão.

 Todos somos clientes, sabemos as coisas que irritam qualquer pessoa, até aquelas mais pacientes. Por isso mesmo, certos cuidados são essencias para cativar e conquistar aqueles clientes que além de consumirem o produto que você esta oferecendo ainda irão lhe ajudar fazendo a chamada “ Fofoca Boa” lhe trazendo como consequência novos clientes. Para isso precisamos entender como sente e pensa nossos clientes, ou seja, é imprescindível que desenvolvamos em nossos colaboradores a competência necessária para compreendermos o que o cliente verdadeiramente busca em nossa empresa. 



Como não cometer os sete pecados no atendimento ao cliente:

Resultado de imagem para os 7 pecados no atendimento



1.   Apatia: a Apatia acontece quando não nos colocamos no lugar do cliente. Sentimos indiferença à angustia, tristeza ou transtorno que ele esta passando. Muitas vezes aquele sentimento o trouxe até a sua empresa. A empatia, ou seja, a sua capacidade de colocar -se no lugar do outro vai fazer toda a diferença na relação desse cliente com sua empresa. Lembre-se que não somos máquinas temos sentimentos e devemos respeitá – los.

2.   Demora: Seja no atendimento cara a cara ou por telefone, a demora é sempre algo irritante. Tentar de todas as formas atender seu cliente rapidamente e com qualidade ajuda a fidelizá-lo.

3.   Tratamento frio: Um bom dia, posso ajudar? mostra o interesse pelo cliente que acaba de chegar à sua empresa. Porém deve ser acompanhado de um sorriso para mostrar que está mesmo interessado em ajudá-lo. Tente sempre deixar seu cliente bem à vontade e com segurança para que ele possa confiar em você, no seu atendimento e na empresa para a qual você trabalha.


4.   Insensibilidade: Em caso de hospitais, clínicas e consultórios você deve ter a consciência de que seu cliente não esta lá por que quer e sim por necessidade física. Devem se usar ainda mais a empatia, nunca pedir paciência. Observando que é um momento de fragilidade daquele cliente, portanto tente de forma não invasiva confortá-lo.

5.   Desinformação: Ao entrar em uma empresa procure saber sobre todos os setores dela, não apenas o que você trabalha, isso lhe ajudará quando seus clientes chegarem com dúvidas. Caso você não saiba respondê-lo, procure informar-se a respeito.


6.   Desrespeito: Infelizmente ainda há muito preconceito, mas lembre – se, que isso é inaceitável independente de cor, idade, opção sexual, religião e etc. Nunca, mas nunca mesmo devemos desrespeitar o cliente.

7.   Ignorância: Seu local de trabalho e seus clientes merecem o máximo de respeito, independente se seu dia não estiver bom, se algum cliente lhe tratou mal ou se seu chefe lhe ofendeu ou fez uma critica sem razão. Você não pode expressar insatisfação em forma de ignorância para com seus clientes, mesmos aqueles mais estressados que podem já começar lhe ofendendo sem motivo algum. Deve-se Manter  a calma e a postura e contornar a situação.


            “No universo de atendimento ao cliente, os pequenos gestos feitos com amor, com o coração, as pequenas atitudes e a gentileza, é que fazem a diferença!”



(*) Luana Linhares.
Técnica em informática pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza

Comunicação LCA treinamentos & Consultoria


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vários sites estão investindo em cursos gratuitos online e com certificados.

  Com grande  crescimento antes e ainda mais com a chegada da pandemia , os cursos online gratuitos e EAD com certificados têm ganhado espaç...