No mundo dos negócios o que mais conta: qualidade, preço ou prazo? Na sua empresa/organização, o que vem em primeiro lugar: preço, prazo ou qualidade? Como cliente, o que você mais valoriza: um bom produto, um produto barato, ou a entrega, simplesmente?
Reflita sobre as seguintes situações:
Enquanto cliente…
- Você coloca a saúde de seu filho nas mãos de um profissional, médico por exemplo, privilegiando a qualidade do trabalho do médico, ou você escolhe o médico mais baratinho?
- Você coloca seu filho para estudar na escola mais baratinha, ou prefere uma escola que contribua, de fato, para o seu filho ter uma educação de qualidade?
- Quando você compra uma flanela para limpar o vidro do seu carro, você prioriza qualidade ou preço? E quando você precisa comprar uma peça que afeta a segurança de seu veículo, você compra a peça mais baratinha, ou a peça produzida pelo melhor fabricante?
- Se você precisa ir de um lugar a outro, o que mais conta é o horário de chegada, o conforto do transporte, ou o preço que você paga? Se você está apressado, vai escolher o transporte mais rápido, independente do preço. Se, numa outra situação, você quer viajar da maneira mais confortável possível, vai procurar o transporte melhor, mesmo que tenha que pagar mais caro. Mas se você não está preocupado com o tempo nem exige muito conforto, poderá optar pelo transporte mais barato.
Enquanto organização…
- Na sua empresa/organização, as compras privilegiam o fornecedor de melhor qualidade, ou o mais barato?
- Ainda que você trabalhe numa instituição pública brasileira, submetida à Lei 8.666, as especificações são feitas de modo claro e preciso, ou se faz uma especificação superficial e fica-se torcendo para que o fornecedor de menor preço tenha consciência sobre qualidade?
- Existe preocupação com a definição clara do que se faz, e do que se compra, ou qualidade é algo casual, aleatório? Como andam os índices de devolução ou reclamação de seus clientes? Como andam os índices de devolução ou reclamação para com seus fornecedores?
- Existe uma política clara de avaliação de desempenho de seus fornecedores?
A qualidade que você escolhe
As questões relacionadas servem de estímulo à reflexão sobre como você lida com estes três aspectos de nosso dia a dia, pessoal ou profissionalmente.
Existem situações claras onde a qualidade é algo que vem em primeiro lugar. Nestes casos, a sentença que intitula este artigo é bem verdade – uma verdade absoluta!
Existem outras situações onde você abre mão de ter o melhor serviço, ou o melhor produto. Nestes casos, a sentença que intitula este artigo é também verdade.
Afinal, quando você abre mão do melhor produto ou serviço, este é o padrão de qualidade que você estabelece para si. Qualidade não é, necessariamente, perfeição. Qualidade é o que você quer, ou precisa.
E somente você é capaz de, estabelecido o que você quer ou precisa, decidir o quanto você está disposto a pagar, e esperar.
- Se você quer o melhor computador, procure saber o que é o melhor computador, entender minimamente as especificações, encontrar as opções de marcas e modelos, e somente a partir daí, identificar opções de preço e prazo. Se tiver pressa, escolha a opção de compra mais rápida, ainda que pague um pouco mais caro. Se não tiver tanta pressa, escolha a opção de compra mais barata, ainda que leve um pouco mais tempo.
- Se você quer um bom computador, procure saber o que é um bom computador, entender minimamente as especificações, encontrar as opções de marcas e modelos, e somente a partir disto, identificar opções de preço e prazo.
- Se você quer o computador de menor preço, procure encontrar as opções de preço que lhe sejam adequadas. Depois, verifique marcas e modelos – isto será apenas um detalhe.
- Se você quer o computador mais rápido possível, provavelmente por que você está terminando uma tarefa e o seu computador teve uma pane, procure a primeira loja que encontrar, compre qualquer coisa parecida com um computador e retorne ao trabalho.
Veja que, nos quatro casos citados, a qualidade é a que você escolheu: o melhor produto, um bom produto, um produto qualquer que fosse barato, ou um computador que funcionasse!
E, como cada caso é um caso, negocie condições de pagamento e prazo que lhe sejam mais favoráveis. Sempre há possibilidade de fazer uma negociação que lhe seja mais adequada.
Em tempo: a frase que intitula este artigo não é de minha autoria. Diante da impossibilidade de identificar o seu autor, a utilizo neste artigo, pedindo a você, leitor, que se puder me ajudar a encontrar o autor, o faça. Ficarei muito grato!
Fonte: www.klebernobrega.wordpress.com
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