sábado, 16 de novembro de 2013

Quais as atribuições de um RH?

Carlos Alves(**)
No mundo corporativo costuma-se afirmar que o maior diferencial competitivo de uma organização é o ser humano, sim, são as pessoas que fazem a diferença em uma empresa. A pergunta que não quer calar é; quem cuida dessas pessoas que atendem pelo codinome de colaboradores?
Ao nosso ver deveria  ser a célula de gestão de pessoas, talentos humanos, ou mesmo o velho e conhecido (RH) Recursos Humanos.

Mas afinal quais são as atribuições de um profissional  que atua no recursos humanos de uma empresa?

Para Chiavenato(*)  essas competências são muito claras e estão assim definidas;

1.     Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão: Não é possível imaginar o exercício pleno dessa função sem se conhecer o negócio de uma empresa, pois cada negócio tem suas implicações.

2.     Proporcionar competitividade à organização: Isto significa saber criar, desenvolver e aplicar as habilidades e competências da força de trabalho.

3.     Proporcionar à organização pessoas bem treinadas e bem motivadas: Preparar e capacitar continuamente às pessoas são o primeiro passo. Para o autor, o segundo passo é dar reconhecimento às pessoas e não apenas dinheiro.

4.     Aumentar a autoatualização e a satisfação das pessoas no trabalho: Antigamente a ênfase era colocada nas necessidades da organização. Hoje, sabe-se que as pessoas precisam ser felizes.

5.     Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho: Um programa de qualidade de vida procura estruturar o trabalho e o ambiente de trabalho no sentido de satisfazer a maioria das necessidades individuais das pessoas e tornar a organização um local desejável e atraente.

6.     Administrar e impulsionar a mudança: Os profissionais de gestão de pessoas devem saber como lidar com mudanças se realmente querem contribuir para o sucesso de uma organização, essas mudanças se multiplicam e as soluções exigem constantemente novas estratégias, filosofias, programas e procedimentos. Ou seja, a gestão de pessoas deve está comprometida com as mudanças.

7.     Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável: Os princípios éticos devem ser aplicados a todas as atividades de gestão de pessoas. Quanto à responsabilidade social não deve ser uma exigência feita apenas às organizações, mas principalmente às pessoas que nela trabalham.

   
(*)CHIAVENATO, Idalberto .Gestão de pessoas:o novo papel dos recursos humanos nas organizações.3.ed.Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 
      (**) Carlos Alves
(   Consultor organizacional, palestrante e facilitador de treinamento e desenvolvimento humano, Carlos Alves é pós-graduado com MBA em gestão de pessoas pela Faculdade Internacional do Delta, atua há  mais de 15 anos como analista de mercado pelo SINE/IDT. É o idealizador da LCA Treinamentos & Consultoria.

    Comunicação LCA Treinamentos & Consultoria













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