Carlos Alves(**) |
Ao nosso ver deveria ser a célula de gestão de pessoas, talentos humanos, ou mesmo o velho e conhecido (RH) Recursos Humanos.
Mas afinal quais são as atribuições de um profissional que atua no recursos humanos de uma empresa?
Para Chiavenato(*) essas competências são muito claras e estão assim definidas;
1.
Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar
sua missão: Não é possível imaginar o exercício pleno dessa função sem se
conhecer o negócio de uma empresa, pois cada negócio tem suas implicações.
2.
Proporcionar competitividade à organização: Isto significa
saber criar, desenvolver e aplicar as habilidades e competências da força de
trabalho.
3.
Proporcionar à organização pessoas bem treinadas e bem
motivadas: Preparar e capacitar continuamente às pessoas são o primeiro passo.
Para o autor, o segundo passo é dar reconhecimento às pessoas e não apenas
dinheiro.
4.
Aumentar a autoatualização e a satisfação das pessoas no
trabalho: Antigamente a ênfase era colocada nas necessidades da organização.
Hoje, sabe-se que as pessoas precisam ser felizes.
5.
Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho: Um
programa de qualidade de vida procura estruturar o trabalho e o ambiente de
trabalho no sentido de satisfazer a maioria das necessidades individuais das
pessoas e tornar a organização um local desejável e atraente.
6.
Administrar e impulsionar a mudança: Os profissionais de
gestão de pessoas devem saber como lidar com mudanças se realmente querem
contribuir para o sucesso de uma organização, essas mudanças se multiplicam e
as soluções exigem constantemente novas estratégias, filosofias, programas e
procedimentos. Ou seja, a gestão de pessoas deve está comprometida com as
mudanças.
7.
Manter políticas éticas e comportamento socialmente
responsável: Os princípios éticos devem ser aplicados a todas as atividades de
gestão de pessoas. Quanto à responsabilidade social não deve ser uma exigência
feita apenas às organizações, mas principalmente às pessoas que nela trabalham.
(*)CHIAVENATO,
Idalberto .Gestão de pessoas:o novo papel dos recursos humanos nas
organizações.3.ed.Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
(**) Carlos Alves
( Consultor organizacional, palestrante e facilitador de treinamento e desenvolvimento humano, Carlos Alves é pós-graduado com MBA em gestão de pessoas pela Faculdade Internacional do Delta, atua há mais de 15 anos como analista de mercado pelo SINE/IDT. É o idealizador da LCA Treinamentos & Consultoria.
Comunicação LCA Treinamentos & Consultoria
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