Como a gestão da qualidade pode ajudar empresas e organizações a alcançar melhores resultados? Como os processos de serviços impactam os resultados? Gestão da Qualidade caiu de moda?
Reproduzo hoje, aqui no Blog, matéria do Jornal de Hoje, publicada em 4/8/2015
Por que Gestão da Qualidade
Muitas vezes, é necessário demonstrar aos dirigentes que eles precisam cuidar de seu patrimônio, investindo em tecnologia e, principalmente, em Recursos Humanos
Utilizada por grandes empresas para gerenciar a qualidade da produção e dos serviços, a Gestão da Qualidade vem sendo implantada cada vez mais em médias e pequenas empresas. A necessidade de modernizar os processos, proporcionando agilidade, eficácia e qualidade dos serviços aumenta a busca por esse tipo de padronização.
A Gestão da Qualidade possibilita a reflexão sobre como determinado serviço é realizado e, a partir dela, é possível aplicar as mudanças necessárias para que o mesmo seja executado sempre da melhor maneira possível, atendendo as expectativas de clientes e colaboradores.
Empresas familiares, que muitas vezes apresentam mais resistência às mudanças, também começam a buscar ferramentas de gerenciamento de seus processos. A realidade de empresas que contam com parentes em sua composição organizacional muitas vezes demonstra que eles até sabem discernir o que é bom para a empresa e para os seus funcionários; todavia, é comum acontecer uma certa resistência na aceitação de propostas de mudanças por parte da direção, quando se reafirma a necessidade de implantação de uma política voltada para implantação da Gestão da Qualidade.
Muitas vezes, é necessário demonstrar aos dirigentes que eles precisam cuidar de seu patrimônio, investindo em tecnologia e, principalmente, em Recursos Humanos. Essa atitude transforma-se em um grande desafio para empresas familiares que aspiram à mudança desse quadro.
“A padronização é condição imprescindível para a regularidade dos processos e dos serviços, assim como para o crescimento empresarial. A empresa que quer crescer, independentemente de ter um perfil familiar, lança mão desse recurso”, afirma Kleber Nóbrega, professor e consultor de Gestão da Qualidade.
A experiência do Grupo Vila
Em Natal, a experiência positiva do Grupo Vila – empresa familiar de serviços funerários – com a padronização de processos foi motivada pelo desejo de prestar um serviço de excelência aos seus clientes, por meio do aprimoramento possibilitado pela Gestão da Qualidade.
O coordenador da Qualidade da empresa, Emerson Domingos da Silva, afirma que a padronização dos procedimentos operacionais teve início em 2010 e veio para consolidar os serviços ofertados, como também facilitar as atividades do dia a dia dos funcionários.
“O Grupo preza pelo acolhimento total ao cliente em um momento de dor, no instante em que se perde um ente querido. Logo, a garantia dada pela Gestão da Qualidade de que o serviço será ofertado da melhor forma, em tempo hábil e em qualquer unidade da empresa, nos levou a optar pela padronização de nossos processos”, explica.
Domingos também fala sobre como os colaboradores do Grupo receberam as mudanças. “Não houve resistência por parte da equipe e acredito que esse comportamento foi impulsionado pelo respaldo que a diretoria oferece ao trabalho realizado pela Gestão da Qualidade, postura que tem sido um grande diferencial no sucesso dessa nova cultura interna”, comenta.
Para o colaborador Lúcio Telles, gerente de planos funerários do Rio Grande do Norte, a implantação da metodologia de processos no Grupo Vila foi uma revolução. “A Gestão tem muita relevância na qualidade de vida dos clientes internos – que somos nós, os colaboradores.
A mudança de cultura nos fez refletir sobre o quanto é importante ter clareza sobre os processos que realizamos, levando em consideração tempo, custo e satisfação. Estamos o tempo todo interagindo e pensando o fazer e o planejar, que são indissociáveis para o sucesso de qualquer serviço”, afirma.
A experiência da Oncocentro
A Oncocentro Natal, clínica especializada no tratamento do câncer, é outro exemplo de empresa familiar que adotou com sucesso a Gestão da Qualidade. “Estamos no mercado potiguar desde 1997, e durante essa caminhada percebemos a importância de conhecer melhor nossas virtudes e defeitos, para assim crescer”, explica Dr. Roberto Sales, diretor da Oncocentro Natal.
Ao conhecer em profundidade as ameaças externas e internas do negócio, além das oportunidades latentes, o empresário cria indicadores que poderão direcionar a tomada de decisões dentro da empresa.
“A implantação da Gestão da Qualidade na Oncocentro Natal ajudou a abrir os nossos olhos para coisas que não percebíamos no cotidiano. Somos médicos, estamos no consultório atendendo os pacientes, que é o que sabemos fazer, não sabemos administrar. A Gestão da Qualidade veio para nos orientar na tomada de decisões”, conclui a médica oncologista Rochelle Farias.
Este artigo foi publicado originalmente pelo Jornal de Hoje (4/8/2015), sob título Empresas familiares investem em Gestão da Qualidade para crescer no mercado.
Reflexões
- Como anda a qualidade dos serviços prestados por sua empresa ou organização?
- Você faz GESTÃO da qualidade ou acha apenas que qualidade é algo para a operação?
- Qualidade, em sua empresa, é algo que “acontece” ou é planejada e sistematizada?
Fonte: www.klebernobrega.com.br
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