Para você, lojista, uma loja cheia é bom ou ruim? Se sua empresa não é uma loja, estar cheia é bom ou ruim? Como seus funcionários responderiam esta pergunta?
Recentemente estava saindo do supermercado quando ouvi a conversa de uma operadora de caixa com dois colegas. Eles conversavam animadamente, por se tratar de uma sexta-feira, perto de meio dia e, universalmente, este ser um dia em que as pessoas normalmente se preparam para curtir, alegremente, o fim de semana.
Em determinado momento, a mocinha falou para o rapaz que seria interessante que ele “fizesse certa tarefa um pouco mais cedo, pois mais tarde a loja estaria cheia, o que não seria nada bom”.
Sendo um curioso da gestão de serviços, enquanto ela passava minhas compras no caixa registrador, tive a intenção de perguntar “por que a loja cheia seria ruim?”. Não foi necessário, pois, na conversa com o colega, ela se adiantou, dizendo que não tolerava loja cheia, pois seria necessário fazer o trabalho com mais agilidade e atenção, duas coisas que parecem não combinar.
Assim, provoco: loja cheia é bom? Pro funcionário? Pro empresário? Pro cliente-usuário?
Pensando BEM, Loja cheia significa
Para o funcionário:
- Oportunidade de atender bem, deixando mais gente satisfeita, com vontade de voltar, e, se comissionado, mais dinheiro no bolso!
- Desafio para fazer mais e melhor, em menos tempo!
- Oportunidade para bater metas!
Para o empresário:
- Oportunidade de vender mais, ganhando mais, e, se bem administrado, recursos para investir e crescer!
- Tranquilidade para trabalhar, fazendo o melhor para seus clientes e usuários.
- Oportunidade para alcançar metas!
Para o cliente-usuário:
- Sensação de estar numa empresa que sabe satisfazer seus clientes e usuários, aumentando assim a chance de ser bem servido!
- Possibilidade de interagir com pessoas que, de alguma forma, possam lhe passar dicas ou mesmo compartilhar da experiência.
- Oportunidade para participar de promoções relâmpago!
Pensando MAL, Loja cheia significa
Para o funcionário:
- Obrigação de trabalhar mais e melhor, correndo risco de cometer erros e ter chateação com o patrão!
- Mais gente em cima da gente, agindo de modo exigente e inconsequente!
- Risco de ter que fazer hora extra, irgh!
Para o empresário:
- Descontrole emocional por ter que “fazer das tripas coração”, por ter que acompanhar o trabalho das pessoas com mais afinco e rigor!
- Cansaço físico e mental, e, pior, provavelmente início do fim da carreira.
- Ter que negociar com a equipe para estender o horário.
Para o cliente-usuário:
- Estresse para encontrar gente com disposição de bem atender e servir!
- Filas, espera, perda de tempo, santa paciência!
- Queda na qualidade do serviço.
E VOCÊ…
- Você gosta de loja cheia? Ou prefere vazia?
- Sua equipe gosta de loja cheia? Ou odeia loja cheia?
- Seus clientes gostam de loja cheia? Ou preferem vazia?
Se você trabalha em qualquer segmento de serviços, não necessariamente comércio, reveja este texto trocando LOJA por MINHA EMPRESA. E, se trabalha em serviço público, pense em MINHA ORGANIZAÇÃO.
Fonte: klebernobrega.wordpress.com.br
Comunicação LCA Treinamentos & Consultoria
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