Para que ocorra a implantação de um departamento de RH em uma
pequena organização, primeiramente o profissional que vai conduzir este processo,
deve vender para os colaboradores, a idéia do RH. Os responsáveis pela empresa
devem estar conscientes e confiantes que isso será um importante passo para o
sucesso da organização. Realizada a primeira etapa, abaixo segue um roteiro
simples de ações que devem ser estruturadas e planejadas, para que aos poucos
sejam implementadas na empresa.
Roteiro básico:
a) Elaborar um planejamento estratégico de RH
(analisando a situação atual do ambiente, pontos que podem ser melhorados,
estabelecer políticas e condutas, traçar objetivos, metas e estratégias para o
RH).
b)
Estruturar e padronizar processos e rotinas (organizar os processos, criar
formulários, check lists, padrões para recrutamento e seleção,
controle de benefícios, etc.
c) Clima Organizacional (a partir de 10
funcionários, é possível aplicar um questionário e fazer um pequeno
levantamento entre os colaboradores para identificar como está a motivação,
relacionamento, perspectivas, entre outros. Através dos resultados será
possível obter idéias sobre quais projetos podem ser desenvolvidos no futuro da
organização).
d) Comunicação Interna (pequenas ações como um
Mural, e-mails ou jornais informativos podem melhorar bastante a troca de
informações. Encontros para comemorar aniversários também são um ótimo momento
para desenvolver as relações.).
e) Treinamento e Desenvolvimento (cursos
e treinamentos podem e devem ser oferecidos aos colaboradores: sejam de
informática, português, atendimento ao cliente ou comportamentais).
f) Avaliação de Desempenho (As pessoas
sentem necessidades de serem avaliadas, de receber feedback e de saber o que
podem melhorar. Essa ferramenta é útil para estimular a reflexão do colaborador
sobre o seu desempenho, criando uma visão de futuro dentro da empresa e
motivando-o para planejar a sua carreira.).
Pequenas ações, como as citadas acima, podem trazer mudanças
significativas para melhorar a gestão, transformar o clima e a cultura
organizacional. Qualquer organização que não tenha um setor de recursos humanos
pode começar a estruturar este departamento começando por este roteiro. Gestão
de pessoas vai muito além de admissão e demissão, envolve criatividade,
preocupação e inovação, pois somente assim será possível manter os talentos que
proporcionam o sucesso das empresas.
Comunicação LCA Treinamentos & Consultoria
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