quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Entrevista de emprego




O ritmo de vida acelerado, com agendas completamente ocupando todo o tempo das pessoas é um dos fatores desencadeador de doenças do tipo depressão, síndrome do pânico, dentre outras. Isso também contribui para um estilo de vida não saudável, a cobrança de um profissional completo, exigência desenfreada que o mercado trás para os talentos e para os candidatos que concorrem às vagas nas organizações.

É preocupante a situação dessas pessoas que saem à busca de oportunidades de trabalho, pois já não é suficiente ter um curriculum que demonstre qualificação invejável. Além de terem qualificações desejáveis, os profissionais de hoje devem manter-se bem informados diante de tudo que acontece à sua volta.


Levando em conta essa exigência, fica difícil para os profissionais alcançar e manter uma vaga no mercado. Analisando essa questão, é mais preocupante ainda para os futuros talentos, ou seja, aqueles que estão em busca da sua primeira oportunidade no mercado.


Além da dificuldade de conseguir o primeiro emprego, também devem se preocupar com questões que envolvem desde sua imagem pessoal, gesticulação, tom de voz e, principalmente, se prepararem para responder à altura as indagações do profissional que os entrevistará.


Porém, é possível participar de uma entrevista de emprego sem sofrimento, fugindo a essas preocupações que deixam os candidatos estressados e sem controle.


Quando o candidato chega para o momento da entrevista de emprego, significa que este candidato passou pela fase do recrutamento, onde foi feita a análise e seu curriculum foi apresentado e inicialmente aprovado.


Portanto, para a entrevista de emprego se faz necessário uma preparação, onde o candidato deve estar atento a informações da empresa em que está almejando a vaga. É fundamental que o mesmo, por exemplo, saiba o ramo de atividade da empresa, parte de sua história, pesquise sobre sua cultura, localidade e principalmente por que o próprio candidato escolheu esta empresa para trabalhar.


No dia da entrevista é importante que não se atrase, pois demonstrará desrespeito para os demais candidatos e principalmente para o profissional que o está aguardando. É importante que o profissional que concorre à vaga não abuse de loções e também de tons fortes em sua vestimenta. Já para candidatos do sexo feminino, é importante que se atentem para as cores de seus esmaltes e também de sua maquiagem. Enfim, o profissional deve chamar atenção pela sua competência e não somente pela sua imagem. A ansiedade neste momento é normal, mas se deve manter controle, ouvindo mais e falando somente o necessário. Mas, todo cuidado para não comportar-se de forma alheia ao momento, pois isso pode parecer que se está indiferente à situação - comportamento morno, sem ação, sem brilho, sem atitude. Desta forma  o profissional poderá ser visto como alguém sem proatividade.


Hoje além de informação, um profissional que tenha atitude é desejado e valorizado pelas empresas. Portanto, o candidato que almeja vagas que proporcionará crescimento e condições para uma vida tranquila e saudável, deve se preocupar inicialmente com sua visão de mercado, tendo percepção diante das mudanças que ocorrem constantemente, pois essas inconstâncias serão o termômetro que indicará as características desejadas. Fica, então, para o candidato a responsabilidade de buscar suprir profissionalmente tais qualificações encontrando seu espaço e principalmente formas de se manter atuante no mercado.


É importante ressaltar que a vida do profissional inicia no momento da entrevista de emprego e não se encerra quando ocorre a contratação. O perfil do profissional atualmente demonstra certa inconstância, o mesmo não se contenta com conquistas, quer algo mais, procura seu bem-estar, seu sentimento de realização de motivação. Por isso quando sair à procura do seu primeiro emprego é necessário que o candidato esteja informado sobre a empresa, também a respeito da vaga e principalmente em manter seu controle emocional, demonstrando pronto para assumir com responsabilidade e profissionalismo esta oportunidade.


Vale ressaltar que todas essas considerações merecem ser ponderadas tanto por quem busca oportunidades no mercado de trabalho, quanto por aqueles que estão à frente dos processos seletivos, ou seja, os profissionais que atuam na área de Recursos Humanos. Afinal, uma seleção envolve quem deseja uma colocação e quem precisa de um talento para ocupar uma posição na empresa.


rh.com.br
Comunicação LCA Treinamentos & Consultoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vários sites estão investindo em cursos gratuitos online e com certificados.

  Com grande  crescimento antes e ainda mais com a chegada da pandemia , os cursos online gratuitos e EAD com certificados têm ganhado espaç...