terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Incentivo à leitura leva conhecimento às empresas


No Brasil, o hábito de adquirir conhecimento através da leitura ainda tem um longo caminho a ser trilhado. Isso é o que revela a segunda edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada, em 2010, pelo Instituto Pró-Livro. De acordo com o estudo, 66% dos livros estão nas mãos de 20% da população brasileira, enquanto que 8% das pessoas não têm qualquer livro em casa e 4% confirmaram ter apenas um título em suas residências. Os dados complementam a preocupação com a educação no País: 67% dos entrevistados disseram saber da existência de bibliotecas próximas à sua residência e 20% afirmaram que desconhecem a existência de um espaço público para leitura.

O problema é complexo, mas cruzar os braços e esperar que surja uma solução mágica ultrapassa o otimismo de qualquer um, principalmente diante em um momento em que as informações são disseminadas em todos os pontos do planeta e numa velocidade cada vez maior. Mas o que fazer diante de um cenário como esses, principalmente quando se necessita de profissionais qualificados que atendam às expectativas das organizações frente a um mercado altamente competitivo?

A Copagaz, por exemplo, instituiu em 2008, o Programa de Incentivo à Leitura - uma ação que tem como principal objetivo investir na capacitação e no conhecimento dos colaboradores através da educação. Graças a essa iniciativa, atualmente, a organização conta até o momento com 11 bibliotecas que se encontram à disposição dos seus profissionais. A companhia é distribuidora e engarrafadora de gás liquefeito de petróleo, o GLP (gás de cozinha). Atualmente, produz mais de 500 mil toneladas por ano, faturando mais de 1 bilhão de reais. É a quinta maior empresa do segmento, com 7,55% do mercado nacional e conta com cerca de 1.100 colaboradores e está presente em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Segundo Elizete Paes, presidente do Comitê de Sustentabilidade Social da Copagaz, a primeira biblioteca integrante do Programa de Incentivo à Leitura foi inaugurada em Mauá/SP. No mesmo ano, outras duas foram implantadas, sendo uma em Socorro e Campo Grande, São Paulo. Em 2009, foram mais cinco bibliotecas que passaram a atender os colaboradores da Copagaz.

"Em 2010, duas das nossas unidades ganharam o espaço. Em 2011, a nossa fábrica de botijões, localizada em Monte Mor, interior de São Paulo, inaugurou a sua biblioteca", comemora Elizete Paes, ao enfatizar que na elaboração do projeto criou-se uma metodologia, destacando-se a coordenação, o controle, a decisão e a supervisão dos serviços das bibliotecas, bem como as atividades técnicas de registro, classificação e catalogação do acervo. A orientação sobre como as biblioteca devem funcionar parte do Comitê de Sustentabilidade na matriz da empresa e é colocado em prática pelas unidades de negócio Copagaz. A expectativa é de que para 2012, sejam inauguradas mais duas bibliotecas, sendo uma em Salvador/BA e outra em Vitória/ ES.

Acesso à leitura - A implantação do Programa de Estímulo à Leitura partiu do princípio da filosofia de que o hábito de ler forma pessoas participativas, críticas e seletivas em busca de um melhor aprendizado. A partir de daí, a Copagaz teve o estímulo necessário para inaugurar bibliotecas que permitissem a todos os funcionários o acesso ao conhecimento. Esse contexto complementou o ciclo de oportunidades da formação educacional oferecida pela empresa aos colaboradores, iniciado pela base com a erradicação do analfabetismo junto ao público interno, além da distribuição de bolsas de estudos para os ensinos médio, fundamental e superior.
Vale destacar que o programa foi apresentado aos funcionários como mais uma forma de adquirir conhecimento, facilitando a comunicação e contribuindo para o seu desenvolvimento e de sua família, tanto no contexto econômico-social quanto político e cultural.

 No início a comunicação foi realizada através do Comitê de Sustentabilidade da matriz aos gerentes de cada unidade que, posteriormente, promoveram a comunicação aos colaboradores de suas respectivas equipes.

O acervo das bibliotecas é formado por meio de doações. Cada biblioteca, por sua vez, conta com cerca de 2.300 livros, dos mais variados temas, dentre os quais: materiais didáticos; obras de referência; periódicos; coleções especiais e enciclopédias.O atendimento é feito por um colaborador voluntário, no horário do almoço e do descanso, que faz o cadastramento do usuário, registra o empréstimo, a devolução e a renovação das obras. "Quando um colaborador procura um determinado material e não encontra na biblioteca, normalmente é comunicado ao encarregado do atendimento ao local, que solicita ao Comitê de Sustentabilidade da matriz a autorização para a compra do determinado livro", explica Elizete Paes, ao lembrar que o custo para instalar cada biblioteca gira em torno de 15 mil reais.


Receptividade dos funcionários - Quando indagada sobre a satisfação dos colaboradores em relação ao Programa de Incentivo à Leitura, a presidente do Comitê de Sustentabilidade Social da Copagaz diz que o tempo de resposta é imediato em virtude do acesso dos funcionários, logo após a inauguração de cada unidade. A frequência, em todas elas, tem sido regular e dentro do esperado. "Oficialmente não existe uma canal especificamente para medir a satisfação dos funcionários, mas a frequência, que é registrada, tem demonstrado que o índice de satisfação é alto. Iniciativas como a criação das bibliotecas e, principalmente, o esímulo aos estudos através de bolsas auxiliam a diminuição do número de pessoas analfabetas, sem mencionar a contribuição que essas ações proporcionam ao desenvolvimento das pessoas dentro das organizações", finaliza Elizete Paes.


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