Oferecer o que o cliente procura, aliado a um bom atendimento e ainda cobrar um preço justo, são regras básicas para quem quer ou pretende montar um negócio. A máxima é aplicada tanto para espaços físicos quanto para os virtuais. Mas nas compras on-line, o empreendedor deve ter atenção redobrada para evitar possíveis dores de cabeça no futuro.
Vale lembrar que um consumidor que realiza compras pela Internet busca, em primeiro lugar, a praticidade. Comprar o que quer com apenas alguns cliques é o sonho de consumo de muitas pessoas – e o número só tende a crescer. Em 2011 o comércio eletrônico brasileiro cresceu 21% e chegou a R$ 21,5 bilhões. Um grande mercado a ser explorado, mas antes de se aventurar, confira cinco dicas valiosas para transformar a sua ideia em um próspero negócio:
1. Utilize layouts simples
Comprar qualquer coisa pela internet deve ser um processo prático. Se o usuário sente qualquer dificuldade para comprar em sua loja, ele sai (e provavelmente não volta mais). Escolha um layout simples e objetivo. Destaque os produtos e os botões de ação(Comprar, Finalizar Compra,etc).
2. Não crie páginas compridas
Um erro muito comum em lojas virtuais é o esforço de apresentar muito conteúdo em poucas páginas. Se o usuário tiver que descer constantemente a barra de rolagem, ele provavelmente vai apertar o botão Voltar do navegador e procurar uma loja que torne a vida dele mais fácil. Não tenha mais conteúdo do que você realmente precisa.
3. Frete e postagem
Mostrar todas as informações sobre o custo do frete, evita cancelamentos e facilita a vida do cliente. Uma alternativa é criar um banner dizendo, por exemplo, "enviamos qualquer produto por R$10,00".
4. Use imagens de boa qualidade
Exigir que o cliente clique mais de uma vez em uma foto para obter informações, pode fazer com que ele saia do site. Sempre que possível, facilite a navegação. Não use imagens da internet. Tire o máximo de fotos possíveis, de vários ângulos diferentes. A foto é uma valiosa informação.
5. Seja transparente
Mostrar a seus clientes o endereço físico, o local de trabalho e o telefone da loja, ajuda a passar mais segurança. Ao ganhar a confiança do cliente, ele fará a compra e ainda indicará aos amigos.
Antes de colocar sua loja on-line no ar, faça a seguinte pergunta: você faria compras nela? É essa segurança que você deve passar aos seus futuros clientes.
administradores.com
Comunicação LCA Treinamentos & Consultoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário