quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Um conto de estagiário


Viver de acordo com o que a sociedade impõe não é uma tarefa fácil. Criamos uma série de processos e de rotinas, tudo para encaixarmos e darmos conta de todas as prioridades, de todas as cobranças, que assumimos diariamente. Para os estudantes, iniciar uma vida profissional, geralmente começa por um estágio. O estágio pode ser a porta para grandes oportunidades de crescimento na carreira que se pretende seguir. Mas será que um bom estágio é garantia de ascensão profissional?

Conheço a história de um estagiário que sonhava tornar-se diretor de uma reconhecida multinacional, de tanto ver exemplos de sucesso em revistas e jornais. Suas ambições eram maiores do que a paisagem que sua janela poderia lhe proporcionar. Seus sonhos eram mais fortes que as ondas do mar, mas ele sentia que faltava alguma coisa. E talvez, possa ser a mesma coisa que falta na maioria das pessoas.

Na empresa onde ele trabalhava, só comentavam sobre a vaga de supervisor que havia surgido. De cara o estagiário almejou aquele posto com todas as suas forças, e como num piscar de olhos, ele conseguiu. Supervisionar o pessoal se tornou uma tarefa fácil e rotineira. Com o tempo, criar relatórios, fazer os indicadores, repassar as metas, controlar as equipes, nada disso o satisfazia mais. Ele precisa ir além, subir mais um pouco. Por que não chegar à gerência? Seria lógico. De estagiário para funcionário, dai para supervisor e depois, claro, gerente. E não é que ele chegou lá. Mas com o tempo, novamente, aquilo já não o deixa feliz, não o motivava e se tornou uma rotina desgastante. Ele estagnou, suas ambições morreram e seus sonhos ficaram pelo caminho.

O problema de muitos estudantes que estão entrando no mercado de trabalho, e até mesmo de profissionais já consolidados, é achar que existe apenas um caminho a ser seguido para obter um relativo sucesso na carreira. Estágio é fundamental para colocar em prática a teoria, adquirir experiência e fazer novos amigos. Tá, mas e a história do antigo estagiário que virou gerente? Bom, ele continua sendo gerente de uma pequena empresa. No fim, o estagiário que virou gerente, notou que o que lhe fazia falta eram passos firmes, atitudes concretas e um sonho particular e sincero. Ele apenas seguiu a onda que o empurrou.

O ser humano é o narrador da sua própria vida, ele mesmo constrói e conta a sua história. Sonhos viram realidade a partir do momento que se abre os olhos. Vá para a janela do seu quarto, não sonhe, abra os olhos e veja como o horizonte é grande. Reflita e lembre-se que nem todos os caminhos são feitos de retas, às vezes, uma boa curva te apresenta lugares maravilhosos. Uma mudança de direção não significa um retorno, apenas uma nova direção. É nessa imensidão que você encontrará seu lugar, basta definir a direção que irá seguir e caminhar com passos firmes para a realidade.

administradores.com
Comunicação LCA Treinamentos & Consultoria
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vários sites estão investindo em cursos gratuitos online e com certificados.

  Com grande  crescimento antes e ainda mais com a chegada da pandemia , os cursos online gratuitos e EAD com certificados têm ganhado espaç...