Em sociedade, o ser humano expressa sua identidade através de crenças em relação ao que é considerável desejável para o bem da maioria de um determinado grupo ou, então, negativo e que não convém ser aceito. São as crenças e os conceitos que dão forma à cultura de um povo e nas organizações isso também ocorre, logicamente que de uma forma bem explicita e focada ao capital intelectual. É, por exemplo, através dos valores organizacionais - inicialmente originados da alta direção - que se personaliza uma empresa e são definidos os comportamentos dos profissionais que nela atual, independentemente do cargo exercido.
"É de extrema relevância que os valores organizacionais sempre sejam alinhados com a cultura e a identidade da organização", avalia Roberta Lopes, psicóloga e consultora da Brain Inteligência de Talentos.
Em entrevista ao RH.com.br, ela vai mais além ao afirmar que no mercado existem muitas organizações que deixam de investir tempo na definição dos valores e não há como negar que quando esses encontram-se bem alinhados com os objetivos da organização, o desempenho do capital intelectual flui de uma forma muito mais positiva.
Com objetividade, aborda vários pontos importantes em relação aos valores corporativos, inclusive a contribuição que os colaboradores dão diariamente para que esses se mantenham cada vez mais vivo tanto no ambiente de trabalho quanto diante da sociedade. Confira a entrevista na íntegra e se lembre que as crenças devem ser revistas para não se tornarem obsoletas em relação aos constantes processos de mudança que se apresentam no âmbito corporativo! Boa leitura!
RH.com.br - Os valores de uma organização surgem inicialmente da alta direção?
Roberta Lopes - Os valores surgem inicialmente da alta direção, mas devem sempre ser discutidos junto aos colaboradores. São os valores organizacionais que definem a personalidade da empresa e determinam os comportamentos a serem adotados, tanto no âmbito institucional quanto individual. Por esse motivo, é importante que todos os colaboradores concordem e acreditem naquilo que foi definido. E para isso, precisam participar de forma ativa dessa definição.
RH.com.br - Os valores de uma organização surgem inicialmente da alta direção?
Roberta Lopes - Os valores surgem inicialmente da alta direção, mas devem sempre ser discutidos junto aos colaboradores. São os valores organizacionais que definem a personalidade da empresa e determinam os comportamentos a serem adotados, tanto no âmbito institucional quanto individual. Por esse motivo, é importante que todos os colaboradores concordem e acreditem naquilo que foi definido. E para isso, precisam participar de forma ativa dessa definição.
RH - Então, os próprios funcionários também agregam valores organizacionais ao dia a dia da empresa?
Roberta Lopes - Certamente que sim. Atualmente, é o capital humano que faz com que as organizações se diferenciem umas das outras, é o capital humano que as tornam competitivas. Ter funcionários qualificados e motivados é essencial, para que as empresas tenham ganhos significativos no que diz respeito à qualidade e à produtividade, fazendo com que as organizações atinjam os seus objetivos e as suas metas.
RH - Esses valores devem ser pautados a partir de quais premissas?
Roberta Lopes - São os valores que constituem a cultura da empresa, ou seja, eles definem o caráter de uma empresa, o que vai diferenciá-la das demais. Nesse sentido, os valores organizacionais devem ser pautados nas crenças de todos os envolvidos no negócio: acionistas, colaboradores e também nas necessidades dos clientes. Além disso, a definição dos valores deve ser pautada no que é importante para a organização atingir o sucesso, ou seja, como todos os envolvidos devem comportar-se para que a missão e a visão da empresa sejam atingidas.
RH - Qual a importância dos valores organizacionais para a identidade de uma empresa?
Roberta Lopes - É de suma importância que os valores organizacionais estejam alinhados com a cultura e a identidade da empresa. Vemos que muitas organizações não investem tempo na definição dos valores e não há como negar que quando os valores organizacionais estão bem alinhados com os objetivos da empresa, o trabalho flui de uma forma muito mais positiva. Tendo essa definição, a empresa poderá pautar todos os seus processos nos valores que foram estipulados como essenciais. Podemos citar como exemplo o processo de recrutamento e seleção. Se as competências comportamentais do candidato não estiverem de acordo com os valores da empresa, ele não se adequará à cultura organizacional, mesmo que as competências técnicas estejam alinhadas com a posição a ser preenchida.
RH - Quais os principais valores organizacionais que se destacam no âmbito empresarial?
Roberta Lopes - Sabemos que os valores variam de acordo com cada organização. Porém, existem alguns itens que são indispensáveis na hora de defini-los, como por exemplo: ética, qualidade, honestidade, transparência e foco no cliente. Outro item que tem aparecido com frequência entre os valores de uma organização é a responsabilidade social. A sustentabilidade e a preservação do meio ambiente tornaram-se diferenciais competitivos no âmbito empresarial.
RH - Uma vez consolidados pela cultura corporativa, é fundamental que os valores organizacionais devam ser registrados em algum canal formal da empresa?
Roberta Lopes - Sim, é muito importante que os valores organizacionais sejam divulgados em algum canal formal da empresa. Eles devem ser utilizados pelos colaboradores como ferramenta motivacional, ou seja, uma vez divulgados, servem para que todos trabalhem juntos para atingir os objetivos empresariais.
RH - Os valores de uma organização podem passar por um processo de atualização?
Roberta Lopes - Com certeza. Hoje, as mudanças ocorrem de forma muito veloz. Para que a organização possa sobreviver a essas mudanças e estar em constante crescimento e desenvolvimento, pode ser necessário, de tempos em tempos, rever os valores que foram definidos inicialmente e adaptá-los ao novo cenário vivido pelo mercado. A inovação é um requisito básico para a sobrevivência das empresas nos dias atuais, e isso só é possível com a mudança da cultura organizacional.
RH - Quando os valores de uma empresa são revistos, quais as principais fases desse processo que não podem ser "atropeladas"?
Roberta Lopes - Cada empresa reage de forma diferente frente às mudanças. Quando a organização decide mudar seus valores, aqueles que são dominantes devem persistir, ou seja, os colaboradores devem entender quais os valores devem ser preservados. As mudanças devem sempre ser comunicadas periodicamente aos colaboradores, pois isso auxilia no processo de adaptação. O importante é que as empresas prestem atenção em seus funcionários e que tenham cautela, para que as transições sejam feitas sempre da melhor maneira possível.
RH - Qual o método mais adequado para se transmitir os valores organizacionais aos profissionais?
Roberta Lopes - Não existe um meio mais ou menos adequado. Cada organização deve definir a melhor forma de transmitir seus valores aos colaboradores. Além dos diversos meios de comunicação que podem ser utilizados como, por exemplo, murais, intranet e sites. Há, ainda, uma outra forma que está sendo bastante utilizada pelas empresas é transmitir os valores através dos feedbacks. Os gestores definem "pesos" para cada um dos valores e pautam seus feedbacks nessas premissas, mensurando assim o desempenho de seus colaboradores.
RH - Que frutos podem ser colhidos por uma empresa que não preserva seus valores corporativos?
Roberta Lopes - Se uma empresa não segue aquilo que definiu como valores organizacionais, as consequências podem ser irreversíveis. A começar pelo processo de contratação. Sabemos que atualmente o capital humano é um diferencial significativo para a sobrevivência de uma organização. No momento de contratar um novo colaborador, por exemplo, precisamos avaliar se aquela pessoa enquadra-se aos valores definidos pela empresa, pois sabemos que esses valores não podem ser aprendidos ou desenvolvidos, ou seja, eles são inerentes ao ser humanos.
RH - Em um momento que tanto se valoriza a Responsabilidade Social, compartilhar os valores organizacionais com a sociedade torna-se um diferencial competitivo?
Roberta Lopes - Sim. A responsabilidade social é vista hoje como uma ação estratégica da empresa, que gera retorno positivo aos negócios. Ser socialmente responsável agrega valor ao negócio, ou seja, faz com que a empresa tenha uma reputação positiva perante o mercado. É importante que a organização seja transparente e ética perante seus diversos públicos como, por exemplo: clientes, fornecedores, comunidade, colaboradores, entre outros. Portanto, as empresas que vinculam seus valores à sustentabilidade e os divulgam à sociedade, tornam-se mais competitivas, uma vez que seus produtos e suas práticas são considerados "socialmente corretos". Isso, sem dúvida, é um diferencial que atualmente influencia a escolha do consumidor.
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