quarta-feira, 6 de julho de 2011

O 5º S dos 5S´s – Senso de autodisciplina ou Shitsuke



Por Sonia Jordão
O Senso de Autodisciplina ou Shitsuke é o 5º S do Programa 5S’s. Esse senso indica o momento em que as pessoas se conscientizam da necessidade de buscar o auto-desenvolvimento e consolidar as melhorias alcançadas com a prática dos “4S” anteriores.

Para conquistar a ordem mantida é preciso exigir de cada pessoa uma autodisciplina constante, muita determinação para manter as conquistas das etapas anteriores e pontualidade nos compromissos assumidos. A ordem mantida é uma facilitadora para libertar a energia criativa e tem como objetivo levar à realização plena das coisas comuns.

Nessa etapa, é preciso cumprir rigorosamente com aquilo que foi estabelecido. Esse senso exige:

  • O comprometimento dos colaboradores.
  • A ética em primeiro lugar. 
  • Ter educação, paciência e responsabilidade. 
  • Respeito às normas e procedimentos. 
  • Melhoras na comunicação. 
Delegação de responsabilidades e atribuição de autoridades.
Para começar a colocar em prática o 5º S:

  • Crie procedimentos claros e possíveis de serem cumpridos. 
  • Seja claro e objetivo na comunicação. 
  • Cumpra os horários marcados para cada compromisso. 
  • Estabeleça sempre o porquê da execução de determinada tarefa. 
Com o Senso de Autodisciplina implantado, é chegada a hora de verificar se nada ficou para trás:  

  • Há algum material fora do lugar? 
  • Há material bom perto de objetos inúteis? 
  • Há excesso de material de expediente? 
  • Os materiais/equipamentos estão organizados, identificados e limpos? 
  • A apresentação do pessoal (uniforme/vestuário) demonstra asseio?
  • O relacionamento entre os colegas é bom? 
  • Os EPI’s estão sendo usados? 
Tudo verificado? Agora é manter o trabalho realizado até aqui e colher os benefícios do Senso de autodisciplina:

  • Melhoria contínua da empresas e pessoal. 
  • Prevenção de perdas oriundas de processos não padronizados. 
  • Melhoria da disciplina e da ética. 
  • Melhor qualidade de vida.
  • Cultivo de bons hábitos. 
  • Presença do trabalho em equipe, com método e maior segurança e qualidade. 
  • Conscientização da responsabilidade em todas as tarefas. 
  • Serviço dentro dos requisitos de qualidade. 
  • Desenvolvimento pessoal. 
Sonia Jordão é especialista em liderança, palestrante, consultora empresarial e escritora.



administradores.com
Comunicação LCA Treinamentos & Consultoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vários sites estão investindo em cursos gratuitos online e com certificados.

  Com grande  crescimento antes e ainda mais com a chegada da pandemia , os cursos online gratuitos e EAD com certificados têm ganhado espaç...