Segundo dados de uma pesquisa realizada por Emerson Fabris,
especialista em treinamento empresarial, 68% dos entrevistados estão
insatisfeitos com a qualidade do atendimento ao cliente em bares e restaurantes.
COMO SE PORTAR PERANTE O CLIENTE
Para obter sucesso no atendimento ao cliente – e em qualquer outra área do negócio
– é preciso planejamento. Compreenda que para gerenciar ou até evitar crises,
você precisa se precaver e ser um grande conhecedor de seu cliente, além de um
ótimo gestor para sua equipe. Abaixo, conheça algumas medidas que você pode
levar em consideração para traçar sua estratégias e gerenciar possíveis crises:
Meça Resultados
Uma pessoa sem informação não pode assumir responsabilidades. A
uma pessoa a quem foram dadas informações, só resta agir.”
Jan Carlzon.
É por conta disso que é estritamente
necessário que você faça pesquisas de satisfação e meça seus resultados. Sem
consciência do que há de errado, como será possível aprimorar qualquer
processo? Ouça o seu cliente com atenção, registre as principais queixas
recebidas por seu restaurante e, em lugar de rebate-las, busque solucioná-las.
Transmita
à equipe a voz do cliente
DERRUBE
BARREIRAS DE COMUNICAÇÃO
Lembre-se que as informações correm muito mais rápido nos
dias de hoje, portanto, é melhor que seus clientes procurem um canal
seu para expressar uma queixa em lugar de procurar o Procon, Reclame Aqui
ou qualquer outro canal sobre o qual você não tem controle.
CRIE
UMA VISÃO QUE PRESERVE O CLIENTE
Por meio de ações, faça com que seu funcionário
compreenda que o cliente está em primeiro lugar. Empregue essa filosofia
em cada ato e tomada de decisão ocorrida em seu restaurante e, assim, sua
filosofia não será apenas imposta, mas vivida na prática.
QUAIS SÃO OS DESEJOS DO CLIENTE?
Um gestor cuidadoso
não começa o seu negócio sem um bom planejamento, portanto, imaginamos que você
já deve saber quem é o seu público alvo, quais são suas preferências, dores e
costumes. Com esse conhecimento, também é possível conhecer seus desejos e corresponder
às suas expectativas de forma eficaz.
Se você está
começando agora no ramo e ainda não conhece seu público alvo a fundo, confira alguns
desejos comuns à maioria dos clientes e mãos à obra:
SER
ATENDIDO PRONTAMENTE
Não
há nada mais desagradável que chegar a um restaurante, escolher o seu prato e
ficar procurando um garçom para ser atendido. Não cometa esse erro em seu
restaurante! Tenha um número de funcionários adequado à demanda do seu
estabelecimento para que ninguém fique sobrecarregado, não haja tantos erros na
anotação do pedido e você não perca o seu público por pecar na velocidade
do atendimento ao cliente.
SER
ATENDIDO POR UMA EQUIPE COMPETENTE
Lembre-se: o atendente é o cartão de visita de seu
restaurante e a insatisfação com relação ao atendimento equivale a
68%. É melhor pagar um pouco mais para um funcionário realmente qualificado,
que tentar economizar e, posteriormente, ter prejuízos maiores.
SER
ATENDIDO COM GENTILEZA
Nesse caso, um treinamento apropriado pode te ajudar
muito. Que tal determinar alguns padrões de atendimento? Diga ao seu atendente
o que dizer, como dizer e o motivo pelo qual isso é importante.
RECEBER
ATENÇÃO NA RECEPÇÃO, CONSUMO E SAÍDA DO RESTAURANTE
Uma forma de fazer isso, é ter um dos atendentes à
porta de seu estabelecimento, a fim de recepcionar e despedir-se
apropriadamente de seu cliente. Esse fator é importante para fechar com chave
de ouro a experiência maravilhosa que você proporcionou durante a refeição.
HIERARQUIA DO ATENDIMENTO AO CLIENTE
Há quatro passos básicos e determinantes na hierarquia de um
atendimento. Abaixo, saiba quais são eles, compreenda como funcionam e descubra
em um deles o seu diferencial!
Básico:
RECEPCIONAR
Prepare o garçom e ou qualquer outro funcionário na frente
de vendas para recepcionar com qualidade e simpatia. Parece um ato menor, mas,
quando um cliente entra em um restaurante e é mal recepcionado, a probabilidade
de sentir-se incomodado com o restante da experiência é grande.
Esperado: ATENDER
Desejado: SATISFAZER
Certifique-se de que a comida está chegando corretamente e
é saborosa e quentinha. Atenda às exigências do cliente de forma adequada e,
principalmente, demonstre que, para você e todos os membros de seu restaurante,
satisfazer é uma obrigação.
Surpreendente:
ENCANTAR
Para surpreender o cliente, seu produto, ambiente, preço e
funcionários devem estar totalmente sincronizados. Descubra o que encanta o seu
cliente e coloque uma pitada disso em cada detalhe dos processos de seu
restaurante. Depois, é só aguardar o sucesso.
COMO LIDAR COM CLIENTES DIFÍCEIS?
Aceitar a máxima “o cliente tem sempre razão” não é
fácil, afinal, algumas queixas são feitas de forma agressiva e nem sempre são
justas. Mesmo assim, é dever do gestor de restaurante e seus atendentes
compreender que o negócio gira por conta do cliente e gerenciar bem quaisquer
crises que possam surgir é fundamental. Abaixo, confira algumas dicas para
lidar com pessoas difíceis e melhorar seu atendimento ao cliente.
·
Mantenha a
calma e seja objetivo;
·
Admita
os seus erros e os erros de seu restaurante;
·
Não
se atenha aos sentimentos negativos do cliente;
·
Não
transfira o problema para outra pessoa;
·
Persista
em seus esforços para direcionar o cliente;
·
Transmita
confiança e atitude positiva;
·
Evite
discussões a respeito das responsabilidades gerenciais;
·
Não
fique pessoalmente afetado pela atitude do cliente;
·
Saiba
quando desistir;
·
Se
necessário peça ajuda.
Pense sempre que uma crise bem
solucionada também pode servir como referência de qualidade e gerencie tudo de
forma inteligente!
FERRAMENTAS QUE PODEM SALVAR O ATENDIMENTO AO CLIENTE
Como você pôde perceber acima, são muitas as medidas que
você deve tomar para oferecer um atendimento ao cliente impecável. Porque sabemos que
você não tem tempo para cuidar de todos esses passos como gostaria, elencamos
algumas ferramentas que podem fazer a diferença nesse processo.
CRM
Você se
beneficia fortemente de um CRM para restaurante, porque através deles,
consegue perceber padrões de comportamento de seus clientes que, com a correria
do dia-a-dia, você não conseguiria.
Armazenando informações de seu
cliente cuidadosamente em seu sistema, você terá material de estudo para
desenhar estratégias de fidelização e atração e, consequentemente, melhorará o
seu atendimento.
CARDÁPIO
DIGITAL
No restaurante à la carte, por exemplo, o cardápio
oferece ao cliente uma autonomia sem igual através do autoatendimento,
afinal, através de um tablet ou smartphone, será possível fazer um pedido on
line, sem ter que esperar o garçom.
Embora pareça frio, isso funciona por uma razão simples:
apesar de alguns clientes ainda preferirem um atendimento humanizado, eles
gostam de vivenciar experiências novas e, principalmente, gostam ter poder
de escolha – nesse caso, ele pode escolhe entre pedir diretamente através de um
garçom ou fazer o pedido sozinho. Dar poder de escolha para seu cliente é,
certamente, uma boa medida para melhorar a qualidade do seu atendimento, não é?
COMANDA
ELETRÔNICA
Com a comanda eletrônica, todos os pedidos retirados pelo
seu garçom serão automaticamente enviados para as impressoras de sua cozinha ou
bar através de wi-fi. Com isso, o corre corre do garçom terminará, a
possibilidade de erros de anotação comuns quando se utiliza a comanda de papel
será reduzida, e o seu cliente receberá o seu prato corretamente e em menos
tempo.
Fonte: www.ecomanda.com.br
Comunicação LCA Treinamentos & Consultoria
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