Você sabe o impacto do que você faz em seus clientes? Servir é bom, mas isto traz benefícios para seu negócio? E para seus clientes? Como os seus clientes enxergam o impacto dos seus serviços, para eles?
Responder a questões como essas foi o desafio enfrentado pela pesquisadora Thereza Angélica Santos, na pesquisa que, esta semana, começa a se tornar pública, por ocasião da Defesa de Mestrado, intitulada “Relação entre Estratégia Oferta de Serviços em Organizações Contábeis”.
Convido ao leitor, que não seja profissional de Contabilidade, a ler o artigo por inteiro, pois poderá fazer reflexões interessantes a cerca de seu setor de atuação.
Para feito deste artigo, trato Organização Contábil (OC) como sinônimo de Escritório de Contabilidade ou qualquer outra denominação que possa ser utilizada a empresas de serviços contábeis.
A partir de uma vasta pesquisa bibliográfica, aliada a uma pesquisa de campo, foi possível identificar a relação de possíveis serviços a refém oferecidos por uma OC.
- Se você, leitor, é profissional de Contabilidade, você é capaz de relacionar quantos serviços seu escritório disponibiliza a seus clientes?
- Você, Contador, seria capaz de enumerar quantos serviços podem ser prestados por uma OC?
- E para você, leitor que não trabalha em Contabilidade, você consegue relacionar quantos serviços sua empresa / organização fornece a seus clientes?
Responder a questões como essas é de extrema importância, a fim de se refletir sobre as questões enumeradas no início deste artigo.
Pela lógica usual, quanto mais, é melhor, você serve aos clientes , mais clientes você terá, certo?
Lógico, todos dirão!
Mas, a questão que trago aqui é: até que ponto, e como, isto impacta no meu negócio?
Pois foi isso que a pesquisa conseguiu responder.
A partir da construção de uma Matriz relacionando a importância de cada serviço e a frequência da oferta, por um conjunto de organizações contábeis, foi possível chegar aos seguintes resultados:
- Existem, conforme levantamento realizado e legislação vigente (Brasil, jan/2015) um total de 72 possíveis serviços a serem oferecidos por OCs
- Os serviços mais importantes tendem a ser os mais oferecidos pelas OCs. Entretanto:
- As OCs maiores tendem a oferecer cerca de 100% de todos os serviços possíveis;
- As OCs médias tendem a oferecer cerca de 67% de todos os serviços possíveis;
- As OCs menores tendem a oferecer cerca de 30% de todos os serviços possíveis;
- As OCs que oferecem mais serviços têm maior quantidade de clientes;
- As OCs que oferecem mais serviços têm maior quantidade de funcionários;
- As OCs com mais tempo de mercado tendem a oferecer maior quantidade de serviços e ter maior número de clientes. Daqui foi extraído o título deste artigo: Quanto mais você serve, mais clientes você tem;
- AS OCs com maior quantidade de clientes tendem a apresentar maior quantidade de funcionários, mostrando, de certo modo, como os processos contábeis ainda dependem da atuação de pessoas;
Outros resultados, mais específicos e aprofundados, serão brevemente publicados. Caso você tenha interesse, inclua uma solicitação no espaço reservado a Comentários, deste Blog.
Reflexões
- Você sabe qual o grau de importância, para o seu cliente, de cada serviço por você oferecido?
- Sua empresa/organização (inclusive OC) oferece os serviços considerados mais importantes?
- Como está sua estratégia de atuação, perante o mercado, incluindo seus concorrentes?
Fonte: klebernobrega.wordpress.com
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