segunda-feira, 14 de abril de 2014

O clima impacta nos resultados organizacionais e individuais


Quando se está no topo da direção da empresa, dificilmente encontra-se tempo para parar e pensar como os colaboradores estão percebendo os processos de gestão colocados em práticas e se as pessoas estão, de fato, satisfeitas em integrarem o time. Isso é perfeitamente compreensível, afinal são tantas as atribuições que os dirigentes corporativos simplesmente não conseguiriam assimilar em uma ou duas reuniões apenas. Por outro lado, isso não deixa de ser um assunto relevante para a sobrevivência e a própria saúde da companhia, afinal se o clima não está bem, as pessoas tendem a mostrar sinais de insatisfação que cedo ou tarde impactarão nos resultados dos negócios. Para resolver essa questão, as empresas precisam identificar, medir como está o nível de satisfação do clima organizacional e graças a esse recurso é possível mapear os fatores que desencadeiam a insatisfação e prejudicam o desempenho e os resultados corporativos e individuais dos talentos.

Para Marco Antônio Lovizzaro, mestre em Administração e que atua como professor dos cursos de pós-graduação da FIAP em assuntos relacionados a Desenvolvimento Organizacional, Liderança, Gestão de Pessoas e Gerência de Mudanças, dentre os fatores que prejudicam o clima organizacional, encontram-se: falta de coerência nas políticas administrativas e organizacionais; a incompetência do gestor; as condições físicas e de trabalho inadequadas. 
Em entrevista concedida ao RH.com.br, ele diz que o sucesso da mensuração do clima está relacionada à credibilidade, à confiança dos indivíduos no processo e também ao nível de sigilo mantido no desenvolvimento das diversas etapas do mesmo. "A mensuração do clima organizacional não requer investimentos altos, pois hoje com as ferramentas de tecnologia existentes é possível implementar um processo sem muitos investimentos iniciais", complementa. Se você está preocupado com o clima da sua empresa, então, está é uma boa oportunidade para avaliar quais os processos podem ser aprimorados ou mesmo substituídos, para que seu time torne-se cada vez mais engajado e obtenha resultados além do esperado. Boa leitura e até breve!


RH.com.br - Qual a melhor concepção que temos para clima organizacional?
Marco Antônio Lovizzaro - O clima organizacional consiste em um conjunto de valores ou comportamentos que afetam a maneira como as pessoas relacionam-se entre si e com a organização, gerando a qualidade do ambiente e como ele é percebido pelas pessoas.
RH - A partir de que ponto corporativo, começa a se estabelecer o clima organizacional?
Marco Antônio Lovizzaro - É importante lembrarmos sempre que o clima organizacional começa a se estabelecer de cima para baixo, ou seja, do topo da organização, ou seja, do nível de direção para baixo até o nível de execução.

RH - Quais os fatores que interferem expressivamente na formação de um clima organizacional saudável?
Marco Antônio Lovizzaro - Os fatores que interferem positivamente na formação de um clima organizacional saudável, entre outros, são os seguintes: sentimento de realização profissional, reconhecimento, o significado do conteúdo do trabalho; fazer o que gosta; sentido de responsabilidade; desafio; conflitos que geram soluções ganha-ganha, inovação e resultados positivos.

RH - E quais os que mais prejudicam o clima?
Marco Antônio Lovizzaro - Os fatores que mais prejudicam o clima organizacional, entre outros, são: falta de coerência nas políticas administrativas e organizacionais; a incompetência do gestor; as condições físicas e de trabalho inadequadas; a relação interpessoal inadequada, voltada a uma competição predatória; o sentimento de injustiça.

RH - Por que é tão relevante medir o clima organizacional?
Marco Antônio Lovizzaro - A medição do clima organizacional torna-se relevante, porque através dos resultados obtidos é possível mapear os problemas que possam estar causando insatisfação nas pessoas e também estar prejudicando o desempenho e os resultados organizacionais e individuais.

RH - Quais os recursos que dão resultados mais imediatos, para a medição do clima organizacional?
Marco Antônio Lovizzaro - O investimento inicial mais simples e barato que afeta de imediato o clima organizacional é a relação transparente, baseada em respeito mútuo, confiança e credibilidade entre gestores e seus liderados. A partir do momento em que a relação interpessoal é saudável, as organizações poderiam adotar como indicador-chave do negócio o índice de satisfação dos seus funcionários, que poderá ser acompanhado por um processo de mensuração do clima organizacional, que deverá ser adaptado para a organização. Mas, é importante mencionar que o sucesso dessa mensuração está relacionada a credibilidade, confiança dos indivíduos no processo e também o nível de sigilo mantido no desenvolvimento das diversas etapas do mesmo.

RH - A mensuração do clima requer obrigatoriamente investimentos altos?
Marco Antônio Lovizzaro - A mensuração do clima organizacional não requer investimentos altos, pois hoje com as ferramentas de tecnologia existentes é possível implementar um processo sem muitos investimentos iniciais. Entretanto, é necessário que o profissional de Recursos Humanos da organização detenha conhecimentos técnicos e habilidades para desenvolver e implantar esse processo.

RH - Quais os erros mais grotescos que podem ser cometidos, durante a mensuração do clima? 
Marco Antônio Lovizzaro - Os erros mais grotescos estão relacionados à tendência dos gestores de desconsiderarem os resultados negativos produzidos, a tentativa de identificar os autores ou autor de respostas ou comentários negativos, no desenvolvimento de ações que na percepção dos indivíduos são muito mais intenções do que interesse real em implementar, bem como proposta de ações utópicas.

RH - Para mensurar o clima, é sempre aconselhável buscar parcerias com consultorias externas ou isso dependerá da estrutura da companhia?
Marco Antônio Lovizzaro - A busca de parcerias com consultorias externas vai depender da estrutura da empresa e também da profundidade e da sofisticação do mapeamento a ser desenvolvido. Podemos introduzir processos de mensuração do clima organizacional sem a necessidade de consultorias externas, utilizando-se de ferramentas já disponíveis no mercado. Entretanto, na introdução e na consolidação de processos formais de mensuração é necessária a existência de um expertise técnico, que poderá ser encontrado nos profissionais de Recursos Humanos da organização ou de suporte externo de consultorias.

RH - Quando o clima revela dados preocupantes, qual o primeiro passo a ser dado pela alta direção em parceria com a área de Recursos Humanos?
Marco Antônio Lovizzaro - Primeiro passo e talvez o fundamental seja evitar desconsiderar ou prejulgar os resultados obtidos e as informações produzidas pela tabulação dos resultados. É recomendável analisar os resultados obtidos, de preferência através de reuniões realizadas entre gerente e funcionários, com o objetivo de interpretar e entender melhor as mensagens recebidas, desenvolvendo propostas de ações que possam reverter, melhorar ou manter os resultados obtidos. Deve-se partir sempre do princípio que dificilmente teremos ações que atendam todos os anseios das pessoas e, desta forma, é recomendável que as ações sejam escalonadas e priorizadas, de acordo com a sua abrangência e profundidade.

RH - Como as empresas estão percebendo o clima organizacional frente aos processos de gestão?
Marco Antônio Lovizzaro - Acredito que, baseado em minhas experiências pessoais, que as empresas, em geral, independente do tamanho, ainda não acordaram para a importância de um ambiente organizacional saudável e que um clima positivo de satisfação dos indivíduos aumentará as possibilidades de sucesso futuro da organização. As organizações que privilegiam um clima organizacional saudável são as que melhores resultados apresentam.

RH - O que pode se dizer para aquelas empresas que ainda não dão a devida atenção ao clima organizacional?
Marco Antônio Lovizzaro - A perpetuação de uma organização estará cada vez mais amarrada com relação à satisfação dos indivíduos e à forma com que eles são tratados e valorizados. A satisfação e o sentimento de valorização permitirá que os mesmos estejam dispostos a agregar valor intelectual ao trabalho que executam, permitindo com isso maior inovação e criatividade, fundamentais para um futuro de sucesso para a organização.


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