domingo, 16 de fevereiro de 2014

Qual o verdadeiro papel do gestor de pessoas em uma organização?

Carlos Alves

Muito se tem falado sobre a importância do GESTOR DE PESSOAS em uma organização, diz-se que esse profissional é o grande responsável pela transformação de um amontoado de pessoas que integram o corpo de uma empresa em um verdadeiro time, afirmam ainda que a humanização nas relações interpessoais  passam necessariamente pela batuta deste maestro e que só será possível buscar a tão sonhada harmonia e sintonia fina em uma equipe de trabalho se o profissional da área de recursos humanos estiver presente.

Será então que este profissional possui alguma varinha de condão, ou o que se diz a respeito do assunto não é bem uma verdade absoluta?

Vamos conhecer um pouco as atribuições desse profissional antes de continuarmos nossa conversa...

São funções do Gestor de Pessoas segundo Chiavenato;


1.    Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão: Não é possível imaginar o exercício pleno dessa função sem se conhecer o negócio de uma empresa, pois cada negócio tem suas implicações.

2.    Proporcionar competitividade à organização: Isto significa saber criar, desenvolver e aplicar as habilidades e competências da força de trabalho.

3.    Proporcionar à organização pessoas bem treinadas e bem motivadas: Preparar e capacitar continuamente às pessoas são o primeiro passo. O segundo passo é dar reconhecimento às pessoas e não apenas dinheiro.

4.    Aumentar a autoatualização e a satisfação das pessoas no trabalho: Antigamente a ênfase era colocada nas necessidades da organização. Hoje, sabe-se que as pessoas precisam ser felizes.

5.    Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho: Um programa de qualidade de vida procura estruturar o trabalho e o ambiente de trabalho no sentido de satisfazer a maioria das necessidades individuais das pessoas e tornar a organização um local desejável e atraente.

6.    Administrar e impulsionar a mudança: Os profissionais de gestão de pessoas devem saber como lidar com mudanças se realmente querem contribuir para o sucesso de uma organização, essas mudanças se multiplicam e as soluções exigem constantemente novas estratégias, filosofias, programas e procedimentos. Ou seja, a gestão de pessoas deve está comprometida com as mudanças.

7.    Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável: Os princípios éticos devem ser aplicados a todas as atividades de gestão de pessoas. Quanto à responsabilidade social não deve ser uma exigência feita apenas às organizações, mas principalmente às pessoas que nela trabalham.
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     Fica evidente nesse conjunto de atribuições do Gestor de Pessoas, que não existe segredo algum em seu trabalho, contudo percebe-se nitidamente que se não houver um efetivo comprometimento da alta direção de uma empresa em apoiar a implementação de medidas que visem essencialmente a formação de equipes de excelência, pouco ou quase nada poderá fazer o profissional que atua na área de Recursos Humanos.


      (*) Carlos Alves
      Consultor organizacional, Professor universitário,palestrante e facilitador de treinamento e desenvolvimento humano, é pós-graduado com MBA em gestão de pessoas pela Faculdade Internacional do Delta, atua há  mais de 15 anos como analista de mercado pelo SINE/IDT.


  Comunicação LCA Treinamentos & Consultoria
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