domingo, 10 de junho de 2012

Liderança e Motivação – Combinar para multiplicar resultados

Qual o segredo dos grandes líderes? Quem são as suas referências de liderança? Num primeiro momento, acredito que, as lideranças mais próximas, como as do trabalho são as primeiras que lhe vem à memória. Estas podem ser aquelas que você deseja seguir, se espelhar ou na pior das possibilidades, as que você deseja eliminar de sua vida profissional.
Lideranças centralizadoras e obsoletas são as principais responsáveis pelo turnover nas organizações. Hoje, o perfil dos profissionais mudou, e os colaboradores estão buscando crescer e aprender com os líderes, e se estes não conseguem se alinhar com este novo comportamento, evoluir, compartilhar e desenvolver o capital humano, consequentemente terão uma liderança engessada e que pouco colabora para o crescimento da empresa e das pessoas que a compõem.

Liderança e Motivação - são palavras-chave neste processo evolutivo da liderança. Esta combinação garante resultados melhores, uma vez que, além de qualidades como: foco nos objetivos, orientação para ação, autoconfiança, habilidades no relacionamento humano, criatividade, inovação, flexibilidade, visão de futuro, capacidade assertiva de tomar decisões, por exemplo, o líder atual, precisa saber motivar e manter a motivação dos seus liderados, para assim conduzi-los ao alcance das metas e objetivos das empresas e ao próprio desenvolvimento enquanto pessoas e profissionais.

Passamos grande parte do nosso tempo na empresa onde trabalhamos, sob a tutela de nossos superiores, e quanto mais estes líderes estiverem preparados a liderar e motivar, maiores serão os benefícios para todos. Pesquisa recente corrobora esta afirmativa, pois aponta que o aprendizado informal é constituído por 45% da experiência que acumulamos trabalhando. Neste sentido, o que aprendemos com nossos líderes, no ambiente organizacional, é essencial para o nosso desenvolvimento contínuo, enquanto profissionais.
Liderança e Motivação são fatores que agregam tanto aos líderes quanto aos liderados e que potencializam significativamente os resultados da empresa.

Por: José Roberto MarquesÉ um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com experiência de mais de 26 anos no Desenvolvimento de Pessoas.

rh.com.br
Comunicação LCA Treinamentos & Consultoria

Um comentário:

  1. quando os lideres prezam o que fazem na empresa; tudo coopera para uma grande liderança de sucesso...

    ResponderExcluir

Vários sites estão investindo em cursos gratuitos online e com certificados.

  Com grande  crescimento antes e ainda mais com a chegada da pandemia , os cursos online gratuitos e EAD com certificados têm ganhado espaç...