Na área dos Recursos Humanos utiliza-se muito o termo turnover, que é a rotatividade de pessoal de uma organização. É a relação entre a quantidade de admissões e demissões ou a taxa de substituição de trabalhadores antigos por novos. Enfim, é o fluxo de entradas e saídas de pessoas em uma organização.
Quando alguém deixa a empresa (desligamentos, demissões, aposentadorias, fim de contrato) deve ser compensado pela entrada (admissões) de um novo colaborador.
Para saber o percentual de turnover na sua organização, use a seguinte fórmula, com dados do último dia do mês:
número de demissões + número de admissões/2 x 100
número de funcionários ativos
número de funcionários ativos
Após conhecer o percentual de turnover, é bom entender os fatores que influenciam a rotatividade na organização. Principalmente se o número for acima do valor médio da categoria, onde a empresa estiver inserida. O turnover pode ocorrer por:
- recrutamento e seleção com problemas;
- baixo comprometimento organizacional;
- problemas com clima organizacional;
- suporte organizacional com problemas;
- remuneração inadequada;e mercado de trabalho aquecido.
Quando há desligamento da empresa, ele poder acontecer:
- por iniciativa do funcionário – o funcionário decide encerrar a relação de trabalho com o empregador.
- ou por iniciativa da organização – a organização decide demitir o funcionário.
Geralmente, o turnover é tido como um indicador da saúde organizacional e deve ser controlado para manter o capital intelectual da empresa e evitar grandes custos para a organização, tais como custos de recrutamento, custos de seleção, custos de treinamento e custos de desligamento.
Para diminuir o turnover na organização, é preciso ter um plano de ações. Este demonstra sua capacidade de planejar. Para se fazer um bom plano de ações, recomendo usar o 5W3H. Um método com cinco palavras começadas com W e três palavras iniciadas por H.
Este método usa uma série de perguntas que ajudará a organização na tomada de decisões, ações e na atribuição de responsabilidades. Em alguns casos não é necessário usar as oito palavras. Pode se usar somente algumas delas. Os 5W3H são os seguintes:
What – O que fazer (O que será feito? Quais as etapas?)
- Quais os resultados dessa atividade?
- Quais atividades são dependentes dessa?
- Quais atividades são necessárias para o início desta?
- Quais os insumos necessários?
How – Como fazer (Como deverá ser realizada cada tarefa/etapa?Qual o método?)
- Como essa atividade será executada?
- Como acompanhar o desenvolvimento dessa atividade?
- Como A, B e C vão interagir para executar essa atividade?
Why – Porque fazer (Justificativa para executar a tarefa.)
- Por que essa atividade é necessária?
- Por que essa atividade não pode fundir com outra atividade?
- Por que A, B e C foram escolhidos para executar essa atividade?
Who – Quem vai fazer (Quem realizará a tarefa? Defina os responsáveis.)
- Quem executará determinada atividade?
- Quem depende da execução dessa atividade?
- Essa atividade depende de quem para ser iniciada?
When – Quando fazer (Quando cada tarefa será executada? Qual o tempo necessário?)
- Quando será o início da atividade?
- Quando será o término?
- Quando serão as reuniões presenciais?
Where – Onde fazer (Onde cada etapa será executada?)
- Onde a atividade será executada?
- Onde serão feitas as reuniões presenciais da equipe?
How Much – Quanto custará fazer (valores, custos necessários, horas/homem)
- Quanto custará essa atividade?
How Many – Quanto em quantidade
- Quanto tempo está previsto para a atividade?
- Quantas pessoas estarão envolvidas?
Para facilitar a aplicação do 5W3H, é recomendado construir uma tabela com cada uma das questões citadas acima, questioná-las e anotar as decisões de cada questão. É importante saber que qualquer item que julgar desnecessário pode ser descartado.
Pergunte aos que sabem o porquê e com isso descubra o que fazer para evitar novas demissões. Cada ação tomada leva a resultados diferentes. À medida que for implementando, adequadamente, seu plano de ações, o turnover tende a diminuir.
Pergunte aos que sabem o porquê e com isso descubra o que fazer para evitar novas demissões. Cada ação tomada leva a resultados diferentes. À medida que for implementando, adequadamente, seu plano de ações, o turnover tende a diminuir.
Por Sonia Jordão :Especialista em liderança, palestrante, consultora empresarial e escritora. Autora do livro "A Arte de liderar – Vivenciando mudanças num mundo globalizado", e dos livros de bolso "E agora, Venceslau? – Como deixar de ser um líder explosivo" e "E agora, Lívia? – Desafios da liderança".
Comunicação LCA Treinamentos & Consultoria
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