O termo Responsabilidade Social ganhou impulso através das ONGS e as organizações privadas também a adotaram em suas práticas. O meio ambiente sempre foi um assunto sério a ser debatido por todo o planeta, mas infelizmente tais debates não surtiram os efeitos necessários para a sua salvação. E por esse motivo, o aparecimento de ONGS começou a crescer com o objetivo de conscientizar a população. E antes de falar da RSC começarei pelo grande motivo que transformou o posicionamento das organizações.
Nos últimos anos tivemos provas suficientes que a natureza está revidando o que tiramos dela, e sua forma de agir não é nada agradável. Grandes destruições acontecem em todo o mundo e os culpados disso já sabemos, só não queremos admitir, apenas alguns tentam concertar os erros cometidos. Pois bem, as organizações fazem parte da comunidade onde estão inseridas e ao perceber o impacto que suas atividades causam e a preocupação dos seus públicos com o meio ambiente, elas começam a pensar em várias formas de como ajudar seus públicos e ser reconhecida ao mesmo tempo.
Logicamente que as empresas não vão se interessar somente em ajudar a natureza porque são boazinhas, elas querem obter prestígio perante seus públicos e melhorar sua imagem institucional. Pois os consumidores de hoje não compram somente o produto ou utilizam o serviço da organização, eles querem conhecer a empresa, saber o que ela faz e se ela se preocupa com o meio ambiente, claro. Nenhum consumidor será fiel a uma organização que polui e nada faz para salvar o planeta.
Isso tudo faz parte do quadro em que vivemos e a essa preocupação das empresas chamamos de Responsabilidade Social Corporativa (RSC). As ações sociais realizadas por organizações ajudam o país a se desenvolver mais, a diminuir a pobreza, a aumentar a educação e através de parcerias é possível trabalhar e melhorar a vida de muitas pessoas carentes desses recursos. Tais ações não são suficientes para que uma empresa seja vista como socialmente responsável, é preciso ser transparente, sendo ética e correta em suas atividades.
Muitos empresários se dizem inovadores, mas será que os mesmos procuram transformar as empresas em organizações que tenham a cidadania empresarial? Pois se uma organização se diz ser uma grande família, onde todos os públicos participam e são tratados como peças importantes no seu sucesso, então ela deve pensar na sociedade também. Caso contrário, a sua imagem sofrerá danos por não provar ser o que o ela diz.
A globalização trouxe consigo a triste realidade dos países, e o nosso infelizmente não fica de fora quando se trata das desigualdades sociais. E esse quadro fez com que a sociedade mudasse o jeito de pensar e agir com o próximo. Enquanto as empresas, perceberam que serem solidárias não basta, precisam ser responsáveis, investindo em atividades que gerem bons resultados para a sociedade e satisfação a todos que estão envolvidos.
A Responsabilidade Social Corporativa não está presente só nas grandes organizações, pequenos empresários também investem nessa área e de alguma maneira contribuem com o desenvolvimento da sociedade. Através dessas ações empresarias juntamente com os indivíduos da sociedade o país tem mais chances de se desenvolver e preparar futuros cidadãos para que sejam ainda melhores e cumpram seus direitos e deveres.
Por: Lady Bárbara Barros Silva
administradores.com
Comunicação LCA Treinamentos & Consultoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário