Paulo Funada(*) |
"Na televisão, nada se cria, tudo se copia." Chacrinha
Para se destacar no mundo da tecnologia e na internet não é preciso criar algo novo ou original, basta melhorar ou revolucionar algo que já existe.
Assim como a Microsoft não inventou o sistema operacional, da mesma forma que o Google não inventou o sistema de buscas, e como também não foi o facebook que inventou as redes sociais, você também não precisa inventar algo extraordinário para se destacar na multidão.
Veja o caso da Apple, de Steve Jobs, ela não criou o Mp3, mas fez o iPod; não criou o celular, mas fez o iPhone; também não criou os Tablets, mas fez o iPad. Todos grandes sucessos de vendas e de críticas, que alçou a Apple à condição de maior empresa de tecnologia do planeta.
O Groupon, site pioneiro em compra coletiva nos Estados Unidos, hoje tem seu conceito de negócio replicado por países no mundo todo. Somente no Brasil, atualmente, existem mais de 2000 sites que nasceram a partir da mesma ideia. E, é através desses movimentos de mercado que nascem e se desenvolvem novas soluções e oportunidades.
O segredo não é ser o primeiro, mas buscar um diferencial no que se faz. Mesmo porque, se todos quisessem inventar o chip, ninguém teria feito o computador. Portanto, concentre-se em aperfeiçoar o bom para que este fique ainda melhor.
Abaixo, seguem 5 dicas essenciais para quem deseja trilhar o caminho do ser igual, sendo diferente:
Visão: Avalie o mercado atual e descubra o que irá vingar no futuro, crie uma nova versão e entregue mais do que a concorrência entrega, e não esqueça, de ir além do que o cliente espera;
Capacidade: Ninguém faz nada sozinho, cerque-se de pessoas com habilidades suplementares e unidas em um mesmo propósito;
Utilidade: Pense em ser útil e melhorar a vida das pessoas, crie novas tendências e necessidades novas a partir da sua visão;
Desenvolvimento: Sonhe alto, cresça rápido, ganhe escala e gere fluxos de caixa positivos o quanto antes;
Liderança: Desbravar horizontes exige superação e resiliência diária, mantenha a chama da vitória e da esperança acesa em toda a equipe.
Boa sorte e sucesso!
(*) Paulo Funada, diretor executivo do site Mercado Zero
Comunicação LCA Treinamentos & Consultoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário