De acordo com o dicionário a palavra atendimento quer dizer ato ou efeito de atender ou acolhimento e a definição de cliente pessoa que compra algo ou requer algum serviço através de pagamento. Diante do exposto podemos dizer que atendimento ao cliente é o acolhimento por parte da loja/serviço a pessoa que paga pelo produto/serviço. Mas o que seria o bom atendimento ao cliente?
Pensem comigo: o cliente adquire uma corrente em uma loja de jóais. Passados alguns meses da compra, o fecho da corrente quebra. O cliente vai a loja e solicita que seja trocado o fecho. Alguns dias depois, o fecho torna-se a abrir e o cliente vai, novamente, a loja e pede para que o produto seja trocado, pois verificou-se que na primeira troca apenas do fecho não resolveu o problema.
A peça, mesmo na garantia, é recusada de ser trocada, pois no cartão da garantia descreveu-se apenas a referência da corrente e não o seu valor, que por esse motivo não houve possibilidade de troca. Depois do ocorrido, eu me pergunto, essa loja atendeu bem o seu cliente? Resolveu o seu problema? Temos que concordar que o atendimento não foi dos mais satisfatórios, visto que as informações no cartão da garantia foram insuficientes para a troca do produto e o cliente foi quem mais se prejudicou, pois continua com o produto quebrado.
Me admira que lojas assim ainda continuem a vender seus produtos. E o pior, que esses clientes que por diversas vezes são lesados, continuem a comprar nestes estabelecimentos.
Atender bem ao cliente é, além de tudo, conseguir resolver o seu problema, seja de que forma for. Se o erro foi do estabelecimento em não colher as informações necessárias para efetuar a troca, o cliente não deve ser penalizado por isso.
Pense nisso.
Por Isabelle Lopes Fernandes Medeiros
administradores.com
Comunicação LCA Treinamentos & Consultoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário