sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Voluntariado é diferencial em processo seletivo, afirma consultor



Não perca tempo vendo dicas de como se dar bem nas entrevistas de emprego nem como se vestir para essas ocasiões. Uma das características cada vez mais valorizadas pelas grandes empresas atualmente é a experiência do candidato em trabalhos voluntários, diferencial que pode superar até resultados obtidos em outros cargos ou empregos.

Segundo o último levantamento realizado pelo Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial - entidade que reúne empresas como a Petrobras e Vale - 59,4% das companhias observam, durante o processo seletivo, se no currículo do candidato consta a experiência de serviço voluntário. Na pesquisa anterior, divulgada em 2007, esse percentual era de apenas 18%.

Para o consultor de RH e diretor regional da Business Partners Consulting, Carlos Contar, o compromentimento do candidato com setores menos favorecidos da sociedade podem refletir na postura que o profissional terá dentro da empresa. "Um candidato que realize um trabalho com idosos, por gentileza, demonstra corporativismo e preocupação com a sociedade, assim como trabalhos voltados para a educação com crianças ou adultos, refletem a preocupação do voluntário com o desenvolvimento social para o presente e futuro", exemplifica Contar.

O engajamento social é uma característica desejada pelas empresas não só para a contratação de um profissional maduro. A maioria delas também realiza ou estimula os colaboradores a realizar atividades voluntárias, inclusive durante a jornada formal de trabalho. Quatro anos atrás, 73% das empresas adotavam a estratégia de estímulo ao trabalho social, sendo que 63% empenhavam recursos próprios na realização das atividades voluntárias. Na última pesquisa, esses percentuais subiram para 90,6% e 75%, respectivamente.
"Essa relevância acontece principalmente pela necessidade de um profissional mais maduro para o mercado, não necessariamente mais experiente. E essa característica o voluntariado consegue fornecer", explica o consultor.

Para Contar, o trabalho solidário é uma das várias competências que o profissional deve desenvolver durante a vida acadêmica e profissional. "As empresas procuram pessoas dinâmicas, ágeis e comprometidas, não só com eles mesmas, mas com a sociedade como um todo. É o equilíbrio de todas as características que produz um executivo de alta perfomance", acredita. 

administradores.com
Comunicação LCA Treinamentos & Consultoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vários sites estão investindo em cursos gratuitos online e com certificados.

  Com grande  crescimento antes e ainda mais com a chegada da pandemia , os cursos online gratuitos e EAD com certificados têm ganhado espaç...