A especialista em carreiras Eliane Figueiredo, diretora-presidente da Projeto RH, consultoria em recursos humanos, diz que as especializações são fundamentais e que mestrado e pós-graduação "não precisam ser cursados necessariamente após o término da faculdade". Gerusa Mengarda, gerente de recrutamento e seleção da Allis, empresa de recursos humanos, acredita que se o jovem souber a área que deseja seguir "a pós-graduação e o MBA são ótimas opções de especialização". Caso contrário, os cursos rápidos são a melhor forma de permanecer atualizado com as novas tendências do mercado.
Estágio - Segundo as especialistas, fazer estágio durante o curso de graduação é uma boa maneira de começar a traçar uma carreira de sucesso. "Estagiar é ter base sobre o mercado de trabalho real, sem criar expectativas fantasiosas sobre a profissão", afirma Gerusa. É com ele que o jovem aplica conhecimentos teóricos à vida prática e ganha maturidade profissional para lidar com a pressão e competitividade exigidas pelo mercado.
De acordo com Eliane, investir no autodesenvolvimento técnico e em competências pessoais é também muito importante para o sucesso do profissional desde o início da carreira. A especialista acredita que os valores pessoais são fundamentalmente importantes para os jovens que ainda não têm experiência no mercado de trabalho. "Invista em você mesmo, faça autocrítica e procure ouvir a avaliação de seus gestores com imparcialidade".
Mudanças - Alguns profissionais acreditam que trocar de emprego logo no início da carreira pode ser enriquecedor. "A melhor fase para adquirir experiência é quando ainda somos estudantes. O mais importante neste momento é criar a própria rede de relacionamentos", afirma Angelina Pereira, relações públicas e assessora de comunicação da Superintendência de Museus da Secretaria do Estado de Cultura de Minas Gerais.
Para Gerusa, porém, as mudanças dependem do objetivo profissional de cada jovem. "Se ele preferir traçar uma carreira mais ampla, seria interessante trocar de empresa e área, principalmente no período de estágio. Mas, se o objetivo for ser especialista, mudar de empresa diversas vezes não é a melhor opção".
Eliane tem ainda outra saída para quem está em dúvida sobre mudar ou não de empresa logo no início de carreira. "Trabalhar em diversos campos de sua própria empresa pode ser suficiente na hora de traçar uma carreira de sucesso".
Comunicação LCA
Nenhum comentário:
Postar um comentário