terça-feira, 26 de outubro de 2010

Empregos...

Fim de ano representa troca de presentes, confraternizações e muitas festas. Mas para quem está sem emprego é a chance de ganhar dinheiro extra, com a contratação temporária, com grande chance de efetivação. De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) está prevista para todo o Brasil a abertura de 139 mil vagas, no comércio e na indústria, até a chegada do Natal. Esse número é 11% maior do que o oferecido no mesmo período do ano passado. Vinte por cento dessas vagas podem se tornar efetivas.

Só o Nordeste concentra 19,54% do total de vagas no Brasil. Dentro da Região, o Ceará é o segundo estado a oferecer maior número de vagas: 7.075. Para o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho, Francisco de Assis Diniz, de 15% a 20% dos contratados para essa época do ano devem ser efetivados. Ele atribui esse número ao crescimento natural do mercado de trabalho e à própria demanda dos setores, principalmente do comércio.

A Asserttem estima que 70% das 130 mil vagas temporárias são para o comércio. De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas), Cid Alves, podem surgir até 3 mil vagas no comércio cearense, sendo que 40%
podem ser efetivadas.

O coordenador da Regional Fortaleza do Sine/IDT, Marcos Cunha, afirma que todos os dias acontecem seleções para contratação na unidade do Sine, principalmente para o comércio. Ele afirma que existe muita dificuldade para contratar em algumas funções pela falta de qualificação e grau de instrução.

De acordo com especialistas ouvidos pelo O POVO, os empregos temporários funcionam como porta de entrada para o mercado de trabalho para quem nunca trabalhou. A chance de contratação é grande, pois nesse período muitos empresários aproveitam para renovar o quadro de funcionários, substituindo os mais antigos, que já estão mais cansados, pelos mais novos, que dão mais sinais de iniciativa e vontade de trabalhar. Confira na página ao lado dicas de profissionais do que fazer para ser efetivado.

O QUE NÃO FAZER

> VESTIR-SE DE FORMA INADEQUADA
Se a empresa não disponibilizar farda, o profissional deve estar atento a sua roupa, se tem a ver com o estilo da empresa. Mulheres devem tomar cuidado com decotes e excesso de assessórios. 

> ENCARAR O TRABALHO COMO UM “BICO”
É importante que o profissional trate seu trabalho temporário como se já fosse permanente, tendo em vista a possibilidade de efetivação, demonstrando assim interesse pela atividade. 

> MOSTRAR DESINTERESSE
Não ter iniciativa em aprender, ficar encostado na parede ou sentado esperando o cliente ou conversando com colegas e não dar a devida atenção ao cliente são atitudes que prejudicam o profissional.

O QUE FAZER

> CATIVAR O CLIENTE
Outro fator importante que pode fazer a diferença é cativar os clientes, mostrando que pode agregar valor ao trabalho desenvolvido e a organização. 

> RESPEITO O HORÁRIO
Atrasos, falta de comprometimento e faltas ao trabalho (principalmente injustificadas), não pegam bem para quem pretende ser aproveitado pela empresa. 

> TER BOA COMUNICAÇÃO
Além de ser prestativo, entender o que está vendendo ou servindo e saber informar os clientes é preciso saber usar corretamente o português e o linguajar adequado no trato com pessoas



O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vários sites estão investindo em cursos gratuitos online e com certificados.

  Com grande  crescimento antes e ainda mais com a chegada da pandemia , os cursos online gratuitos e EAD com certificados têm ganhado espaç...