domingo, 10 de janeiro de 2021

Como fazer um currículo

 Conquistar uma boa oportunidade no mercado de trabalho é um desafio que merece a atenção de qualquer pessoa. Afinal, aumentar as suas chances de sucesso é uma ótima ideia. Nesse contexto, uma das suas tarefas deve ser aprender como elaborar um currículo.

Não basta apenas distribuir um monte de informações em uma folha de papel. Se a intenção é atrair os recrutadores e se destacar entre os concorrentes, o ideal é ter um cuidado especial na preparação do documento.

Que tal uma ajuda extra para fazer isso? Confira as dicas que listamos


a seguir e reveja o seu currículo!

Fique atento à estrutura geral

Você pode começar pensando no modelo que pretende dar ao seu currículo. Na maioria das vezes, a pessoa tem total liberdade para escolher essa estrutura.

No entanto, vale lembrar que esse é um documento que funciona como um cartão de visitas do candidato, ou seja, ele vai ser a primeira impressão que a empresa deve ter de cada pessoa — e talvez a única.

Logo, não há muito espaço para erros e tudo deve ser muito bem pensado. Por exemplo, em alguns campos é “permitido” ser mais criativo para preparar currículos diferenciados e que fujam do tradicional. Em áreas como Publicidade, Design, Moda e outras semelhantes isso já é esperado, pois o currículo acaba sendo uma espécie de portfólio pessoal.

Isso não quer dizer que toda pessoa tem a obrigação de fazer um material “fora da caixa”. Seguir certos padrões é aceitável, até porque o mais importante é oferecer um conteúdo de qualidade.

Alguns toques para auxiliar a definir o seu são:

  • pense em um template atrativo;
  • trabalhe a organização e coerência das suas ideias;
  • evite criar um documento muito extenso (em torno de duas páginas é considerado suficiente);
  • não deixe de colocar informações triviais, principalmente seus dados pessoais;
  • opte sempre pelo básico (tipografia, cores, diagramação) se não houver motivos para ir além disso;
  • seja objetivo, claro e verdadeiro.

Saiba ajustar o currículo para a vaga

Esse é um segredo que nem todo mundo conhece. Aliás, muita gente monta um currículo uma vez na vida e envia aquele mesmo arquivo por anos seguidos.

Vale dizer que a atualização é uma regra de ouro para quem quer ter uma boa apresentação em mãos. Acredite se quiser: existem casos de pessoas que enviam currículos até com contato desatualizado, o que impede o empregador de encontrá-las.

Porém, mantê-lo atualizado não é somente revisar esse tipo de coisa. Uma dica legal é adaptar o currículo para cada vaga para a qual você se candidatar. Mesmo que exista uma grande semelhança entre elas, é possível que pequenas diferenças exijam alguns ajustes.

Ao buscar uma oportunidade em uma instituição multinacional, por exemplo, a pessoa pode reforçar suas experiências internacionais (como intercâmbios, viagens profissionais etc.) e até o interesse em trabalhar fora do país.

Fonte:blog.estacio.com
Comunicação LCA Treinamentos & Consultoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vários sites estão investindo em cursos gratuitos online e com certificados.

  Com grande  crescimento antes e ainda mais com a chegada da pandemia , os cursos online gratuitos e EAD com certificados têm ganhado espaç...