Paula Cabral(*) |
Algumas coisas são clichês mesmo e temos que seguir à risca, mas outros tópicos eu aposto que pouquíssimas pessoas de RH contaram a você!, Mas ao longo dos meus 12 anos trabalhando na área e 20 anos no mercado de trabalho, consegui extrair algumas conclusões que acredito ser de grande valia para quem tiver interesse!
- Tudo inicia com seu currículo. Então, procure elaborá-lo de forma sucinta de no máximo duas folhas, porém o ideal é uma apenas e este deve conter:
seus dados pessoais e contatos; a foto não é necessária; objetivo do currículo (qual a área que deseja atuar); um breve resumo de suas principais competências técnicas, pois as comportamentais, serão analisadas pessoalmente; graduação (faculdade, pós-graduação ou ensino médio, contendo nome da instituição e data de término); nomes das três principais e mais relevantes empresas em que trabalhou, data (mês e ano) e suas principais atividades, cursos extracurriculares (contendo nome da instituição e ano que cursou).
- Assim que receber o convite da empresa para entrevista, entre no site, digite o nome da organização no site de busca e pesquise toda a vida desta empresa (afinal, você tem que estar pronto para questionamentos no processo seletivo, bem como também verificar a idoneidade da mesma).
- O seu traje é de extrema importância, portanto homens e mulheres, utilizem do bom senso, sem exageros é sempre bom deixar uma boa impressão. Para cargos em geral (roupa social básica a não ser para alta gestão, paletó ou um terninho para as meninas, no mais, calça social e camisa).
- Pontualidade, se não sabe onde fica ou se já sabe que vai ter trânsito, saia antes de casa e chegue, no mínimo, com 20 minutos de antecedência. Acredite, isso faz toda diferença.
- Relaxe, eu sei que muitos de vocês ao ler isso, já estão desesperados por estarem tanto tempo no mercado à procura de oportunidades. Mas respire, prepare-se e mentalize antes a entrevista, pense em tudo que poderiam te perguntar, leia o seu currículo, faça um ensaio mental e acredite que a vaga já é sua. Confiança é muito importante! E se você foi chamado é porque se encaixa no perfil.
- JAMAIS, fale mal do seu antigo chefe ou fale mal da empresa anterior (por pior que tenha sido) qualquer pessoa ou lugar sempre tem o lado bom, portanto exalte-os.
- Ao falar de você, JAMAIS fale que seu ponto a desenvolver é perfeccionismo, autocritica e "blá blá", pois isso está muito manjado e alguns gestores e profissionais de RH já logo se irritam com o candidato que respondem isso. Fale a verdade, mencione os seus pontos que tem a desenvolver e o que tem feito para amenizá-los, para trabalha-los, de fato
- Seja claro e objetivo nas respostas, não fique rodeando e falando histórias longas, responda exatamente o que lhe foi perguntado.
- Olho no olho é importante. Como disse acima, relaxe e pense: "A vaga é minha eu sou o melhor para esta empresa". Portanto, responda o que você já está cansado de saber e olhe nos olhos do seu entrevistador.
- Utilize de linguagem positiva e otimista, não fique reclamando da crise, mostre o que você tem feito para se sobressair neste momento e que ainda busca fazer (as pessoas gostam de pessoas motivadas e felizes, sua energia é tudo).
- Pergunte tudo que desejar sobre a empresa e sobre a vaga, para mais tarde você não se arrepender de ter aceitado a proposta ou vice e versa, pense pelo lado: entrevista é uma via de mão dupla, a empresa tem que querer você e você querer a empresa.
- Pergunte ao RH ou ao entrevistador qual previsão para o retorno do processo e fique com o telefone, pois se demorarem a responder mais que uma semana do previsto, ligue e mostre seu interesse!
Não se deixe abalar pela crise, levante a cabeça, motive-se, prepare-se, estude e, com certeza, quando chegar a sua vez será contratado de imediato!
Acredite em você!
Espero ter contribuído!
(*)Paula Cabral
Psicóloga - Coach Profissional – Especialista em Desenvolvimento de Potencial. Professional and Personal Coach - Sociedade Brasileira de Coaching. Bacharel em Psicologia - Universidade Católica de Santos.
Comunicação LCA Treinamentos & Consultoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário