(*) Carlos Alves |
O maior patrimônio de uma empresa, sãos seus clientes externos(aqueles responsáveis pela oxigenação do fluxo de caixa ) e os clientes internos (os colaboradores), esta é uma afirmação de inúmeros empresários e gerentes de organizações com os quais tenho a oportunidade de conversar por ocasião de minhas palestras.
Ocorre que algumas iniciativas adotadas por estes gestores parece ir na contramão desse discurso, é o que percebemos com as contratações de novos colaboradores por exemplo, sempre realizado de modo amador, sem uso de processos eficazes de recrutamento e seleção, enfim sem um planejamento adequado para a importância que esse momento requer.
Quas as razões que levam um empresário a não investir em um criterioso processo seletivo para formação de seus quadros? Cada vez mais identificamos colaboradores apresentando desvio ocupacional, insatisfeitos com as atividades que lhe foram confiadas, clientes que reclamam do sofrido atendimento que estes colaboradores lhe dispensam, dentre outros aspectos que refletem certamente o descuido dos gestores no momento da contratação.
Quanto custa para um empresa contratar a toque de caixa um colaborador e ter que dispensá-lo na semana seguinte, por ter percebido que aquele não é o profissional adequado para o cumprimento de certas tarefas? Muitas são as desculpas apresentadas para a não adoção de medidas mais rigorosas quando o assunto é contratação, no entanto em sua maioria expressiva, são argumentações frágeis que não se sustentam.
E você senhor gestor, empresário, qual a importância da aplicação de um eficiente processo seletivo para a sua empresa?
(*) Carlos Alves
Consultor organizacional,professor universitário, palestrante e facilitador de treinamento e desenvolvimento humano, é pós-graduado com MBA em gestão de pessoas pela Faculdade Internacional do Delta, atua há mais de 15 anos como analista de mercado pelo SINE/IDT.
Comunicação LCA Treinamentos & Consultoria
@lcatreinamentos
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