Kattiuscia Ribeiro(*) |
A internet é uma das ferramentas mais eficientes quando falamos de promoção e divulgação. Através dela podemos dizer ou mostrar o que pensamos, sentimos ou percebemos para qualquer pessoa e em qualquer lugar do mundo.
Por ser tão poderosa e até certo ponto de fácil acesso, a internet pode tornar-se uma faca de dois gumes. Isso porque não basta apenas mostrar o que se pensa é preciso transmitir verdade e credibilidade em tudo que dizemos e/ou fazemos.
As redes sociais complementam a vitrine de recursos disponíveis na internet. Sites de relacionamento como Orkut, Facebook, LinkedIn e Twitter mostram que vieram para ficar e que são a sensação do momento.
Mas o que tudo isso tem a ver com imagem profissional? Como essas redes sociais podem auxiliar na alavancagem da carreira ou jogá-la na lama? A resposta é simples e direta: TEM TUDO A VER!
Por meio das redes podemos mostrar todo nosso potencial, competência, criatividade e desenvolvimento.
Redes como as do LinkedIn, por exemplo, são totalmente voltadas para as relações profissionais, contando com banco de dados que permite conexão com varias empresas, colegas e ex-colegas de trabalho ou faculdade, troca de experiências, oferta de vagas, recomendações profissionais, fóruns e grupos de discussão e muito mais. Já no Slidere e no Scribd é possível compartilhar trabalhos acadêmicos, artigos, pesquisas entre outras coisas.
Saber o que compartilhar e principalmente para quem compartilhar é o ponto mais importante para a boa construção da sua imagem. Esse não é o caso de você possuir milhares de seguidores no Twitter ou centenas de amigos no Orkut. O interessante é a oportunidade de se ter em um único lugar parceiros de trabalho, futuros chefes, novos empregados ou um headhunter ávido por profissionais de qualidade e inovadores.
Para que você possa usufruir adequadamente das redes sociais vou passar-lhes algumas dicas que o ajudarão daqui para frente.
- Destine um momento do seu dia ou um dia durante a semana para atualizar suas informações, compartilhar ideias ou simplesmente opinar sobre algum assunto. Assim, sua rede de contatos saberá que você está em atividade e que suas postagens merecem ser lidas.
- Sincronize suas contas (Orkut, Facebook, LinkedIn etc.), nos sites que oferecem essa funcionalidade e eleja apenas uma das redes para postar atualizações. Dessa forma você não perderá tempo entrando em vários sites diferentes para compartilhar a mesma informação.
- Crie um canal no YouTube e compartilhe vídeos com os temas profissionais que você tem domínio, conhecimento ou afinidade. Se possível crie seus próprios vídeos, utilizando recursos como o Movie Maker, por exemplo. Assim você pode personalizar e vincular sua identidade digital.
- Mantenha sempre sua privacidade e das pessoas que aparecem em suas fotos. Participação em congressos, cursos, trabalhos realizados ou atividades diversas, somente devem ser compartilhadas com pessoas que participaram do evento, te solicitou ou fazem parte da sua rede de contatos. Não é pelo fato de você gostar de aparecer em todas as fotos que seus colegas, clientes ou parceiros vão gostar também. Nunca se esqueça, uso indevido da imagem é crime.
- Aqui vale a máxima: - "Diga-me com quem tu andas e eu te direi quem és". Selecione bem seus amigos e contatos virtuais, pois até quem faz parte do seu grupo pode ser um diferenciador para opiniões. Se você achar adequado crie um perfil especifico para amigos íntimos e familiares e outro somente para os contatos profissionais, ou divida-os em grupos distintos. Mas se lembre: a coerência deve ser aplicada sempre. O lado pessoal deve estar muito bem alinhado com o lado profissional.
É muito importante você lembrar que atualmente recrutadores e empresas especializadas estão de olho nessas informações. Observe que na maioria dos cadastros online é possível relacionar suas redes sociais. Portanto, não é nada bom para sua imagem participar de comunidades como: "Odeio trabalhar", "Finjo que estudo", " Sou desorganizado", entre outras. Isso nada mais é que fazer uma propaganda altamente negativa mostrando o mau funcionário que você foi ou poderá ser.
Há uma frase que gosto muito e que diz assim: "Nenhuma tecnologia, irá substituir o respeito e o bom trato para com os seres humanos". Então, lembre-se sempre que a internet é um recurso, mas o verdadeiro diferencial é você.
Sucesso!
Kattiuscia Ribeiro de Oliveira Estudante do 5º período do curso de Gestão de Recursos Humanos pelo Centro Universitário de Goiás- Uni-Anhanguera.
rh.com.br
Comunicação LCA Treinamentos & Consultoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário